em 2002, tinha o cabelo longuíssimo, decidi mudar e registei o antes e o depois:
noutras alturas a mudança foi semelhante. daí ser possível, percorrendo as fotos que por aqui andam no PC encontrar-me com aparências muito diferentes.
no meu casamento (2004)
natal de 2006
meus anos em 2007
depois de dois anos sossegado, hoje decidi torturar o meu cabelo.
passei disto:
para isto:
espero que assente mais um bocadinho... mas para já, me happy! tem ar de cabelo que tem boas ideias para doutoramento e é aplicado a escrever. só pode correr bem! :)
bom, bom, é ir a um congresso/simpósio e estar rodeada de alunas! e em boa companhia (nas viagens e no auditório)! e encontrar pessoas de quem se gosta muito! e ter boas sessões, desafiantes e com dissonância e discussão acesa! e tudo isto, de uma vez só... num só sítio... e com organização simpática! é isto o GEDEI :)
as alunas lindas do 3.º ano (as do 4.º fugiram à foto...)
eu, a sofia e os posters
o primeiro poster da sofia com autoria dela, dela e só dela
eu e a patrícia (as fotos de frente ficaram uma lástima...)
foi muito bom! as comunicações sobre educação pré-escolar foram excelentes, a companhia da companhia KidSmart muito divertida e a organização muito simpática.
se não tivesse 129473464387 coisas para fazer este fds alongava-me, mas tenho... por isso, ficam apenas as imagens dos "highlights"
num intervalinho, eu e o Nafergo no Aud 1
A Ana (aluna 3.º ano de EI) participou e já escolheu o painel onde o seu poster vai ser exibido na próxima edição! :)
A Maribel - grande razão para lá termos estado! beijo enoooooorme
e o extra - a Sofia! que estava em braga para as aulas de mestrado e foi dar um pulinho ao Challenges!
pássaros a voar... directo para a bocarra da minha "leoa", versão mini, edição preto e branco.
o primeiro escapou, depois de o fechar no meu escritório onde deixou várias "marcas" até decidir sair pela janela.
o segundo... foi morto no meu quarto de vestir enquanto eu estava fora (para o post não ter bolinha vermelha, prefiro a foto das penas ao corpo todo...)
o de hoje teve a sorte de eu ter madrugado! consegui salvá-lo das mandíbulas ferozes da Piaf!
Piaf reflecte sobre uma gata que é parecida com uma gata que é parecida com ela. Ou será a gata que é parecida com uma gata que é parecida com ela que é parecida com ela?
(Ou "já ias jantar Maria, que os neurónios já não estão a ser alimentados em condições...")
... em que é fabuloso estar a fazer doutoramento. não pela experiência de produção de conhecimento em si, mas por sentir a existência de anjos da guarda, imensamente disponíveis, capazes, atentos, maravilhosos! hoje foi um desses dias. quando alguém decide que tem uma semana para fazer algo que precisava de uns bons meses para ser feito, a única solução é ter verdadeiros anjos que se disponibilizam a passar tempo do seu fds a ajudar. e que ajuda... só mesmo sendo pessoas extraordinárias poderiam aguentar o meu questionário! :)
registo do quanto vos estou agradecida, emocionada, sensibilizada,...
e me sinto excepcionalmente afortunada por vos ter na minha vida!
muita leitura de textos para o doutoramento e conversinha boa via telemóvel preencheram o dia até agora. problema? já devia ter acabado o questionário...
quem curte é a Piaf que me adora ter no escritório com livros, pastas e textos espalhados
o Inside/outside e o The teacher and Research foram comprados em segunda mão. O último data da década de 70! Parece que o tema do meu doutoramento has been around...
acabei de arrumar as 15 (!!!) pastas que tinha neste pc com textos para o doutoramento. estão todos numa só pasta, organizados por temáticas (que ainda terão que ser subdivididas).
lado terrível: perceber que além das 3 estantes de livros que tenho no escritório dedicadas ao doutoramento, tenho 2282 textos para ler...
lado positivo: perceber o quanto evoluí na selecção de textos desde a primeira pasta às últimas. percebe-se o maior domínio da questão de investigação e das linhas de enquadramento teórico relevantes, os percursos de descoberta de estudos e autores significativos e a maior exigência no rigor e qualidade dos textos.
Teatro do Oprimido perde Augusto Boal (1931 – 2009)
O dramaturgo e diretor teatro, Augusto Boal, morreu hoje, aos 78 anos. Boal, que também era ensaísta e teórico do teatro, ganhou grande notoriedade durante os anos de 1960/70, quando esteve à frente do Teatro de Arena de São Paulo, onde criou o Teatro do Oprimido e pelo qual foi internacionalmente reconhecido por aliar arte dramática à ação social. Também foi nomeado Embaixador Mundial do Teatro pela Unesco e indicado ao Prêmio Nobel da Paz, ano passado.
“Teatro não pode ser apenas um evento. É forma de vida! Mesmo quando inconscientes, as relações humanas são estruturadas em forma teatral, porque tudo que fazemos no palco fazemos sempre em nossas vidas: nós somos teatro!” Leia aqui a íntegra de seu último discurso (27/03/09) em comemoração ao Dia Mundial do Teatro.
encontrei a minha agenda de 1999. em 10 anos ganhei 10 centímetros nas 3 medidas habituais e 10 quilos. além de muito saber, acredito que há aqui espaço/massa cuja constituição inclui frustrações, injustiças sofridas, sapos engolidos, nódoas negras de pisadelas, lágrimas que não chorei, dores que ainda sofro e afins.
estive com pessoas que não via há muito tempo e que me soube bem encontrar...
a Alexandra, agora indelevelmente associada à APEI, a quem devo em grande parte a minha entrada na área da educação de infância e muito apoio e amizade!
a Virgínia! que recordações do nosso tempo de universidade! :) desse tempo também estava lá a Francisca.
a Glicéria, que já faz parte da experiência de encontro científico na área da EI!
a Madalena e a Lena foram encontros breves mas sempre muito bem dispostos e cúmplices
a Sónia, a Gabriela e a Aida foram ainda mais fugidias mas são uma presença que me dá grande conforto afectivo, sempre, e estímulo intelectual, ainda mais!
a São e a Mena foram uma companhia extraordinária! um prazer rever memórias da São em território gulbenkiano
a Luísa também foi um encontro "de raspão", mas é sempre uma alegria estar com ela nesses bocadinhos roubados
a Lúcia voltou a apresentar o trabalho de imensa qualidade que desenvolve, mas não estive tempo nenhum com ela...
depois deste banho de gente de quem gosto tanto, só mesmo o sábado com os meus ex-alunos para elevar a parada! :)
enquanto estiver aqui, no Challenges, na FPCE do Porto vai decorrer uma conferência do Michael Young... que dividida... meses sem nada que me motive e depois esta confluência dos astros... ARGH!
a boa notícia é que, além de ir ver a Maribel - o que é sempre uma alegria - no Challenges estarei este senhor: Neil Selwyn (que curiosamente trabalha como o M. Young no The London Knowledge Lab), cujo trabalho me parece imensamente interessante.
quem puder, aproveite!
No dia 15 de Maio de 2009, pelas 17h30, Michael Young (Institute of Education - Universidade de Londres), profere uma conferência no auditório 1da FPCEUP sob o título "Three Educational Scenarios for the Future: lessons from the Sociology of Knowledge".
Figueiredo, M. P., Portugal, G., & Roldão, M. C. (2009). Perspectivas sobre a relevância da investigação para a profissionalidade do Educador de Infância. In G. Portugal (Coord.), Ideias, projectos e inovação no mundo das infâncias – o percurso e a presença de Joaquim Bairrão Ruivo (pp. 257-269). Aveiro: Universidade de Aveiro.
antes de postar mais recuerdos do fds passado, no meio das fotos que saquei do telemóvel eis que estavam uns momentos roubados durante um dia de observações de pp
em dias como este, sinto-me afortunada por fazer supervisão em JI escondidos em sítios encantados...