está mau...
o gurdido acaba de me rosnar 15 vezes seguidas... e depois de eu lhe ter dado 3 bifes... está muito zangado, e com razão! enquanto guardião do doutoramento tem, melhor até do que eu, clara percepção de que não ando a conseguir trabalhar nada.
(este post é só uma forma de voltar a dizer o mesmo, eu
ainda não acredito que o meu virtual pet possa comunicar comigo, don't worry! ;)
cadernos de educação de infância
embora o
site esteja ainda (hoje) desactualizado, já tive a oportunidade de folhear o último número dos CEI e nele encontrar a descrição do
NetInfância que tanto gozo me/nos deu escrever!
numa altura em que se impõe a habitual retrospectiva do ano, até porque o relatório de actividades deve estar quase a ser solicitado, sabe bem ver ALGUMA coisa concretizada, finalizada, terminada!
mais dois
projectos para entrelaçar na complexa, caótica e intrincada tapeçaria da "minha vida com o doutoramento": criação de um livro de estilo a pedido do conselho científico e participação no grupo de trabalho para criação do novo plano de estudos da prevê-se -para -breve licenciatura em educação básica e ainda -estamos -para -ver -o -que -vai -sair mestrado em educação de infância + 1.º CEB.
por outro lado, fiquei a saber, graças à Ana Arroz, que está a ser criada uma base de dados com os planos de estudo e programas das disciplinas de formação dos cursos de licenciatura em educação de infância e professores do 1.º CEB. se a data se confirmar (janeiro 2007) o meu doutoramento vai arrancar até ao céu! ;)
Compras de Natal... Música de Natal...
Fds com visita a família2 e arranque (pessoal) do Natal. Não há grande coisa a dizer: A-D-O-R-O o Natal, as prendas, as decorações, a música!!
Por falar nisso, enquanto procurava música, descobri CD com músicas de Natal de The Arcade Fire, Sufjan Stevens, Jars of Clay, Smashing Pumpkins, etc. Mas nada substitui os clássicos para mim... anos e anos a ouvir os mesmos sons associados à mesma imensa felicidade marcam e qualquer musiquinha de Natal me põe bem disposta. ainda bem, porque o trabalho não anda e assim pelo menos sinto-me bem... apesar de não avançar nada!!
Também consegui começar as compras de Natal! Yeah...
continuam a acertar
PhD Comicspodia ser a história do(s) meu fim-de-semana(s)...
só para dizer que ainda blogo
vim deixar um post. é óbvio que de doutoramento não tenho nada para dizer, excepto que a minha orientadora propõe reuniões semanais à sexta-feira e eu não tenho razão para reunir...
na frente das aulas e da pp, tudo sobrecarregado de preparações em atraso e correcções em atraso e papéis e papéis e mais papéis... demora tanto e requer tão grande esforço o início de uma prática profissional... pensar que o atraso de uma planificação corrigida pode significar um desvio na forma de pensar de um educador de infância, de gestor curricular para mero animador ou executor! uma vez que a profissão de animador se tornou mais clara e sistematizada, seria de esperar que futuros educadores de infância se soubessem distinguir, precisamente pela gestão curricular, pela intencionalidade educativa. mas parece que chega pôr em prática sugestões de outros (revistas, colegas, educadores cooperantes, etc.) sem pensar sequer no que essas propostas permitem ensinar e se se adequam ou não aos conhecimentos e características do grupo de crianças...
lamentos e amarguras de uma orientadora de pp...
(imagem retirada daqui:
Jared von Hindman's Head Injury Theater)
Do passado muito distante
esta imagem é uma digitalização da parte de trás de uma fotografia tirada durante a 1.ª Guerra Mundial, em França, 1917. É uma carta escrita pelo meu bisavó que aparece nessa fotografia e que fala dos alemães... e ainda não sei mais do quê. Vou tentar perceber. Mas a existência da fotografia e a descoberta da letra do avô Matias nas costas foram deliciosas o suficiente para numa semana menos boa, encontrar razões para me sentir bem...