gostos musicais
a Piaf-cá-da-casa adora Jazz! é vê-la virar-se de barriga para cima sempre que o Chet Baker começa a cantar Travelin' light! também suspira com o But not for me, versão Harry Connick, Jr.
gostava tanto...
Teacher Education Policy in Europe (TEPE) Conference 2009University of Umeå, Sweden
Monday 18 – Wednesday 20 May 2009
Call for papers on the theme of
Quality in Teacher EducationThe Local Organising Committee of the 2009 Conference of the Teacher Education Policy in Europe (TEPE) Network invites you to participate in a conference which will focus Quality in Teacher Education. The TEPE Network was formally established at its inaugural meeting at Tallinn University in February 2007 with an overarching aim to develop Teacher Education (TE) policy recommendations at institutional, national and European level. The recommendations from the
TEPE 2008 Conference that was held at the University of Ljubljana were well received by colleagues and policy makers across Europe at a national, local and European level. These recommendations and papers arising from the conference are published in Teacher Education Policy in Europe: A Voice of Higher Education Institutions.
The conference will aim to address the central goals of the TEPE Network which relate to:
Advancing research in and on Teacher Education
Increasing mobility and extending the European Dimension in Teacher Education
Enhancing quality through the renewal of evaluation cultures in Teacher Education
It will involve Working Groups organised around the following themes:
Initial Teacher Education
Induction to the Profession
Continuing Professional Development
Post Graduate Studies in and on Teacher Education
Key Note addresses will be given by the following speakers:
Professor Hannele Niemi, Vice Rector, University of Helsinki, Finland
Professor Bártolo Campos, Faculty of Psychology and Education, University of Porto, Portugal
Important Dates
20 March 2009 - Submission of abstracts (up to 300 words including key words and title)
3 April 2009 - Decisions on proposals
1 May 2009 - Submission of initial papers
1 September - Submission of final papers selected for publication
Further information including details of registration and accommodation are available at this web address:
http://htk.tlu.ee/tepe/invitation/
sempre a participar!
A Universidade de Évora, apoiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, FCT, está a desenvolver um estudo do impacto das fontes electrónicas de informação disponíveis nas redes das instituições do Ensino Superior.
A informação científica adquirida pelo Governo Português e acessível via Internet nas instituições de Ensino Superior é uma realidade desde 2000. Os investimentos que têm vindo a ser realizados apresentam algum impacto na produção científica nacional, nomeadamente, no universo académico e científico.
Pelo exposto, vimos solicitar a V.Exa a colaboração na resposta a um inquérito, que se encontra no seguinte link:
http://demos.neoscopio.com/neoasking/index.php?sid=51976&lang=pt
O preenchimento deste inquérito anónimo demora cerca de 5 minutos. Depois do preenchimento do questionário basta clicar em [Submit] para arquivar as respostas numa base de dados.
Agradecemos a V.Exa. a máxima divulgação deste questionário, com a sua inclusão em "e-mail lists" de docentes, discentes, investigadores e funcionários de instituições do Ensino Superior.
Para qualquer esclarecimento adicional contactar: lmelo_2001@yahoo.com
um monstro paira sobre o meu trabalho!
Mariazinha em acção
três vivas para as edições afrontamento!
apesar do site ser muito pouco interessante e o processo de encomenda "on-line" ser muito pouco on-line... os livros que editam são fabulosos e a entrega foi feita pelas próprias edições afrontamento, o que dá outro toque! três vivas para a
afrontamento!
vieram 3 pérolas:
- OBJECTOS IMPUROS - Experiências em Estudos sobre a Ciência
João Arriscado Nunes, Ricardo Roque (Orgs.)
Os Estudos sobre a Ciência configuram, hoje, um campo transdisciplinar e fortemente internacionalizado de investigação, que toma como objecto as práticas, instituições e objectos associados à produção, circulação e apropriação social dos conhecimentos científicos. Este livro reúne um conjunto de ensaios que procuram dar a conhecer alguns dos trabalhos produzidos pela geração mais recente de investigadores portugueses no campo dos Estudos sobre a Ciência e situá-los no diálogo com debates e orientações de pesquisa recentes que têm marcado este campo no plano internacional. Pretende-se assim contribuir para a consolidação, em Portugal, do espaço próprio da investigação científico-social sobre as ciências e para o aprofundamento da sua inserção internacional.
-
A Revolução Interior. À procura do 25 de Abril. João Ramalho Santos, João Miguel Lameiras, José Carlos Fernandes
Uma banda desenhada que de uma forma original apresenta o 25 de abril às gerações nascidas já em democracia
-
InsubmissosSteve Bloom
Da selva do Bornéu às gélidas margens da Antárctida, passando pela savana africana, Steve Bloom percorreu o mundo inteiro durante quase dez anos para reunir cerca de duzentas esplêndidas fotografias de animais no seu meio ambiente. Nos locais mais remotos, Steve Bloom capturou estes instantes fugazes em que as fronteiras entre espécie animal e espécie humana se esbatem. Nesta abordagem antropomórfica do mundo animal, encontramos a ternura, a emoção e o humor que também pontuam as nossas vidas. O livro divide-se em quatro grandes capítulos: África, Antárctida, Eurásia e Américas, que completam textos de Steve Bloom sobre a sua concepção da fotografia e a sua permanente busca da luz. Diversidade de panoramas, climas e costumes, harmonia das cores que dos puros brancos da Antárctida às cores quentes de África se estendem, Steve Bloom dedica-se a mostrar o mundo tal como o sente, impondo a si próprio o desafio de traduzir as suas emoções em imagens.
este último estava a fazer água na boca desde a exposição do Steve Bloom que vimos e tanto apreciámos e fotografámos (eu, a Sónia e a Paula) em Stavanger.
desafios
para JÁ!!
- terminar apresentação para CIDInE
- escrever rascunho de simpósio para ECER 2009
- preparar reunião de avaliação de amanhã (4.º ano)
para BREVE
- decidir sobre simpósio TIC/EPE no
Challenges proposto pela Maribel (muito bem pensado!)
- decidir sobre participação na
2009 Conference of the Teacher Education Policy in Europe (TEPE) Network- preparar-me para revisão do estudo de caso
aiiiiiiiii.......
menos de uma semana
para o CIDInE 2009! o programa já está
disponível.
e nós lá estamos:
Simpósio 20: Construção e uso do conhecimento profissional – docência, formação e supervisão - Coordenação de Maria do Céu Roldão
30 de Janeiro:16:30-18:00– Sala E (405)
-Roldão, M. C - Que é o conhecimento profissional docente? Para uma reconstrução do conceito
- Figueiredo, M. - Contributos para o estudo da componente de investigação nos cursos de formação inicial de Educadores de Infância
- Campos, J. - Habilitação e certificação para a docência – uma perspectiva diacrónica
- Luís, H. - Supervisão na formação – modos de construção do conhecimento profissional de Educadores de Infância
o amor está no ar!
Piaf e Xavier apanhados a beijarem-se na sala (ele entusiasmou-se, aparentemente...)
Animação monstruosa!!
A 8ª edição do MONSTRA | Festival de Animação de Lisboa decorrerá entre 9 e 15 de Março de 2009 tendo como espaço central o Cinema São Jorge e, à semelhança do anos anteriores, em outros espaços da cidade, entre os quais se destacam o Museu do Oriente, o Museu da Marioneta e a Escola D. Dinis.
O tema central da edição de 2009 é o centenário do Futurismo e as escolas e os artistas que se lhe seguiram, razões pela qual a MONSTRA homenageará os 100 anos sobre o manifesto que transformou as artes no início do século XX e dedicará ainda parte da sua programação aos 90 anos da Bauhaus.
A cinematografia Suíça é a convidada desta edição pelo que será realizada uma retrospectiva apresentando os melhores autores e filmes de diferentes gerações de cineastas helvéticos, bem como serão destaque das noites longas da MONSTRA, o Dadaísmo e o Cabaret Voltaire.
O aspecto formativo do festival contemplará a realização de várias masterclasses e workshops para estudantes, realizadores e público interessado, coordenados e dirigidos por, um conjunto de artistas, professores e investigadores de renome mundial. Haverá também a MONSTRINHA que proporcionará programas especiais para crianças, jovens, escolas, pais, filhos e professores.
Mais informações em: www.monstrafestival.com
ser adulta
... é deixar de acreditar na racionalidade das decisões depois de ter sido obrigada a exercitá-la.
... é ter de arrumar o próprio escritório sozinha! (sim, pela terceira vez desde que nos mudámos para Viseu, alterei o escritório...).
aaaaa...
...aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaahhhhhhhhhhhh!!!!!!!
no âmbito da preparação do próximo ECER (Viena, yes!), estou a tentar coordenar a organização de um joint symposium entre as networks de
formação de professores,
desenvolvimento profissional e
didáctica. tarefa que, em si mesma, já chega para me deixar sem fôlego e pouco segura e ... essas coisas todas.
para tornar ainda mais aliciante, e incapacitante ao mesmo tempo, acabei de receber um mail que expressava interesse da Ingrid Carlgren em se juntar à nossa discussão. é só uma das editoras
deste livro, e mais uma dos gurus da
fenomenografia!!!
foto da senhora para eu me ir compenetrando...
reformulações
este blog devia chamar-se "a minha vida com a gata" em vez de ser com o doutoramento... eu bem disse que lhe ia chamar (à gata) tese, para poder dizer "estive a tratar da tese", mas depois deu-me para a respeitar como ser vivo que se espera sobreviva a este processo...
a minha gata voa!
ou pelo menos anda no ar...
estas janelas do sótão dão uma perspectiva mesmo gira da minha bi-xana.
última vez
que fui a lisboa e entrei na casa da calçada do galvão. casa da minha avó que já não volta a casa.
última vez que entrei na casa com a casa de banho dos azulejos pretos que tanto me fascinava quando era miúda.
e dos lustres de princesa que faziam as minhas delícias.
uma vida em caixas, sacos, e expressões de reencontro com lembranças do passado por parte de filhos, netos e sobrinhas num fds que não foi de doutoramento, mas foi de vida.
passo em frente?
acabei agora de enviar um artigo que me tinha sido pedido inicialmente para setembro. a vergonha do atraso só é superada pelo marco que neste momento terminar esta tarefa representa para mim. depois de me ter deixado dispersar por várias tarefas e preocupações, apercebi-me de uma crise de auto-estima em termos de escrita que desde finais de setembro me assombrou. além disso, problemas de ordem diversa mas muito incontornável impediram-me de enfrentar o trabalho que tenho pela frente com a urgência que ele exige.
sem saber que competências e energia serei capaz de convocar para os próximos meses, não deixa de ser essencial reconhecer o carinho, persistência e paciência que a Sónia e a minha maravilhosa orientadora demonstraram para comigo. foram o fiozinho fininho que me manteve ligada ao doutoramento e que se foi enrolando para voltar a ter um novelinho de ideias e de vontade. (re)comprometer-me com a escrita foi absolutamente crucial para poder continuar a acreditar que estou em doutoramento com fim à vista!
concluindo, a boa companhia é essencial num processo de investigação! e que sorte eu tenho...
sentada a trabalhar...
de um lado da secretária, encontra-se a pilha de livros a ler...
do outro lado, a pouca liberdade que consigo espreitar pela janela do escritório...
que a gata tem aproveitado muito bem para passeios, bird watching e cheira-me que visitas aos gatos da vizinhança!
David Hargreaves, 1996
estive umas boas horas pesquisando a sua TTA lecture para agora me aperceber que comprei em outubro um livro que a inclui como primeiro capítulo. tenho que confiar mais em mim: se voltar a encontrar algo imensamente relevante para a minha tese, o mais certo é já estar por aqui algures no escritório... argh!!
neve em lamego (uau!)
as minhas alunas enviaram-me foto de entrada da nossa escola!!!
neve em viseu (cá em casa)
a trabalhar!
pelo menos a gata gosta dos relatórios das minhas alunas!! ;)
recuerdos do Natal
mesmo com muita gente doente e muitos cuidados a serem prestados, foram dias de proximidade, abraços, família, cores quentes e brilhantes...
e a nossa gatinha fez amigos!