28 de agosto de 2006

Alunos

Seguindo a sugestão da Teresa, fui espreitar o blog do José N. Azevedo, onde encontrei um post que, em particular, me fez pensar. Sobre os meus/nossos alunos e o que fazemos com eles.

Queixo-me muito do que eles não fazem, do que não lêem (e lêem tão pouco que chego a ficar sem palavras), do que não experienciam, do que não arriscam, do que não procuram, do que não os preocupa, das perspectivas e expectativas que nem vislumbram, do pouco que sabem sobre o mundo profissional que os espera, do que não opinam (nem se apercebem) sobre as controvérsias nessa área... Tudo lacunas, falhas, défices.

Fiz o esforço de recordar os meus últimos três anos de docência, aqui em Lamego, em busca de sinais de que as coisas podem ser diferentes. Deixo alguns tijolos para tentar construir uma concepção diferente dos meus alunos.

2003/04
- Três alunas aceitaram o meu desafio e participaram no I Congresso Internacional sobre Mapas Conceptuais, na Universidade de Pamplona, com um poster que resultou de um trabalho por elas desenvolvido no estágio do 3.º ano. Foi um sucesso, com o próprio Joseph Novak a dar-lhes os parabéns e a referir-se ao nosso trabalho como um exemplo de boas práticas na sua conferência de encerramento do congresso.


2004/05
- Nove excelentes alunas aceitaram participar num projecto de implementação de mapas conceptuais na educação pré-escolar, trabalhando com a abordagem de projecto. No final do ano, organizaram e apresentaram comunicações no I Seminário sobre Abordagem de Projecto no Jardim-de-Infância da ESE de Viseu.

- Duas das três alunas que foram ao Congresso dos Mapas Conceptuais, apresentaram esse trabalho no I Congresso dos Alunos da ESE de Viseu, tendo ganho o prémio para Melhor Comunicação.


Nesse mesmo congresso, uma das duas turmas do 3.º ano apresentou um conjunto de 10 posters que descreviam a animação histórica que tinham desenvolvido no Museu de Lamego no âmbito do evento: "Ouro na Cultura Portuguesa: Trajar e Ourar da Mulher Portuguesa do Século XVIII". Receberam o prémio para Melhor Poster.


- Arrancou a Intervir.net, comunidade virtual de aprendizagem, onde, actualmente, 279 de 486 Membros colocaram 12080 posts em 21 fóruns onde existem 1067 tópicos. Discute-se de tudo, com gente de muitos locais de Portugal: a maioria alunos quer de formação inicial quer de pós-graduada. É uma aprendizagem constante!

2005/06
- Em conjunto com uma colega da Universidade dos Açores, organizámos um Simpósio sobre Concepções de Crianças em idade pré-escolar, no VIII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, Univ. do Minho. Cinco recém licenciadas da ESE de Viseu e três alunas da Univ. dos Açores apresentaram trabalhos seus nesse simpósio.

- Com muito orgulho, apresentei em colaboração com uma ex-aluna um trabalho desenvolvido sobre concepções sobre aprender de crianças em idade pré-escolar no 1.º Congresso Internacional sobre Aprendizagem na Educação de Infância, no Porto. No mesmo evento, outra ex-aluna apresentou uma comunicação sobre a sua monografia e uma terceira um poster. No total, seis recém licenciadas da ESE de Viseu foram ao congresso.


- Todas as alunas do 3.º ano se envolveram num processo de investigação sobre concepções de crianças sobre diferentes fenómenos. No 2.º Congresso de Alunos da ESEV apresentaram os resultados dos seus estudos quer em comunicações (quatro) quer em posters (quatro) e, mais uma vez, tivemos o vencedor da Melhor Comunicação. Fiquei incrivelmente feliz quando dois dos grupos que o ano passado tinham participado se propuseram a participar novamente este ano, com posters sobre os projectos desenvolvidos com as crianças.

- Posso indicar 10 blogs de ex-alunos que arrancaram este ano e que se mantêm activos (uns mais do que os outros...) e que mostram a forma como algumas pessoas se apropriaram maravilhosamente desta possibilidade de comunicação:

-------------------------

A minha conclusão é simples: não chega. Sabe bem, sabe a gente a aceitar e conquistar desafios, mas sabe a pouco. Como fazer mais?


Experienciado por Maria @ 6:56 da tarde


A minha foto
Nome:
Localização: Portugal
Minha página

Eu no LinkedIn

your virtual pet!

Noutros sítios:
Fotos no Flickr.com
Projecto NetInfância
Registos do doutoramento
Blogs de PP
A par e passo

Posts daqui:

Powered by Blogger
Design by Beccary

PapaFormigas.com