19 de julho de 2008

FKFT - Barcelona


regressámos há pouco de Barcelona onde passámos os últimos 5 dias - sem ver nada ou quase nada da cidade! estivemos na Conferência Free Knowledge Free Technology for a Free Information Society que decorreu de 14 a 17 de Julho no Fira de Barcelona.

para quem em 2005 se deslocou timidamente à 1.ª conferência sobre open access, foi muito bom ver a defesa das liberdades e ideias que na década de 80 foram dando corpo às bases do conceito.
se parece simples a definição de
Acesso Livre significa a disponibilização livre na Internet de literatura de carácter académico ou científico (em particular os artigos de revistas científicas), permitindo a qualquer utilizador ler, descarregar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos. (daqui, onde podem encontrar mais informação)
também fica claro que, quer pelas implicações quer quando tentamos concretizar em situações reais, não é simples falarmos de liberdades. nesse sentido, assistir ao esforço de Richard Stallman em estabelecer de forma simples e irredutível as liberdades relacionadas com o software livre foi importante (mais sobre software livre na wikipedia). Ismael Peña-López postou um resumo da conferência aqui.

gostava de ter ouvido falar mais sobre educação, sobre free knowledge - destaca-se a conferência do Stephen Downes nesse âmbito (também resumida por Ismael Peña-Lopez, aqui) - mas aprendi muito e pensei muito. também foi interessante saber que o ISCTE avançou com um Mestrado em Open Source Software (MOSS).

a nossa apresentação foi sobre a perspectiva de alguns alunos da escola sobre FOSS (Free and Open Source Software), para além de dados sobre a sua utilização de software. os argumentos utilizados baseiam-se muito em características do próprio software e no medo de ser apanhado a cometer ilegalidades. com algum interesse, no âmbito dos cursos de formação de professores surgiu uma forte argumentação acerca de questões éticas que será interessante acompanhar e ajudar a aprofundar.

Os Pinguins Mágicos falaram sobre a conferência e sobre a nossa apresentação.

também gostei de conhecer o projecto FLOSScom.net e de conversar com alguns dos elementos dos "cursos" que decorreram este ano e que puderam, graças a essa participação, estar presentes na conferência, bem como conhecer o Andreas Meiszner. ficará igualmente registada na memória uma viagem de metro meio alucinada a caminho da conferência do Stephen Downes!...

O Juan, do projecto NetGenners (integra, acho eu, o Flosscom.net) já postou sobre a conferência.


outras fotos da conferência - minhas

mais foto - emilio quintana

e mais fotos - andreas meiszner

Etiquetas: , , ,

Experienciado por Maria @ 12:25 da tarde


A minha foto
Nome:
Localização: Portugal
Minha página

Eu no LinkedIn

your virtual pet!

Noutros sítios:
Fotos no Flickr.com
Projecto NetInfância
Registos do doutoramento
Blogs de PP
A par e passo

Posts daqui:

Powered by Blogger
Design by Beccary

PapaFormigas.com