17 de agosto de 2007

sobreviventes



Via Moika, encontrei mais um projecto do Filipe, a que vale a pena dar toda a atenção e destaque!!

Deixo a mensagem do projecto:

""Sobreviventes - Imagens de um mundo a preservar"

O projecto "Sobreviventes" é uma iniciativa do fotógrafo de natureza Filipe Silva e do banco de imagens Behindnature. Este projecto visa levar até à população em geral e em especial às camadas mais jovens, um conjunto de meios que permitam um tomar de consciência em relação às problemáticas ambientais que ameaçam o nosso planeta.

Vivemos hoje dias difíceis. As alterações climáticas começam a manifestar os seus efeitos e cada vez mais o homem sente na pele as consequências da sua actuação no planeta Terra. Catástrofes naturais, espécies que se extinguem e as alterações dos ciclos climáticos são apenas algumas das formas que a natureza encontra para nos alertar que todos nós temos uma responsabilidade e que urge assumi-la.

Quando iniciei a minha carreira há alguns anos e enveredei pela fotografia de natureza não percebi logo o poder e a responsabilidade que cada imagem pode e deve ter junto da sociedade.

Sob o lema “divulgar para preservar” tenho vindo a trabalhar na captação de imagens tentando que pela mensagem, forma, conteúdo e expressão estética tenham impacto e levem quem as vê a consciencializar-se para a preservação deste tesouro que é a natureza e o mundo natural onde vivemos.

Hoje, muito podemos fazer para contribuirmos de forma decisiva para a preservação do que é de todos. Não devemos pensar que é uma missão do homem do amanhã, é uma missão para todos nós, hoje.

A educação ambiental, os pequenos gestos, o respeito pelos espaços naturais, o desenvolver de uma consciência colectiva relacionada com a preservação, são apenas alguns dos caminhos que podemos seguir rumo a um mundo que ainda estamos a tempo de salvar.

Nos últimos tempos e fruto de várias sessões de trabalho no estrangeiro onde contactei de perto com outras realidades e conheci pessoas e projectos que me maravilharam, comecei a pensar no porquê de não assumir a minha cota parte de responsabilidade e trabalhar em prol da comunidade. O projecto “sobreviventes” nasce no seguimento da criação da comunidade portuguesa de fotografia de natureza e marca o início de um conjunto de projectos pessoais ligados à divulgação junto da comunidade e em especial junto das escolas, de um mundo a proteger.

A criação de uma exposição de fotografia em exterior e distribuição de um conjunto de meios junto das escolas são apenas alguns dos objectivos deste projecto.

Sou o primeiro a reconhecer que é um projecto ambicioso, complexo, que exigirá muito trabalho, dedicação. Paciência, preserverança, muito trabalho, muito acreditar e dedicação, são características necessárias a qualquer fotógrafo de natureza pelo que não me assusta este projecto.

Todos nós somos responsáveis pelo nosso planeta. Tomemos consciência que é a cada um de nós que compete agir, já, com pequenos gestos simples mas decisivos para a conservação do que é de todos. É hoje o momento!!

Filipe Silva
Fotógrafo da natureza"

e prometo ajudar. como? eles respondem:

"Pode ajudar esta causa de diversas formas:

* Tentando perceber toda esta problemática e sensibilizando os seus amigos para este problema.
* Fazendo a sua parte no que diz respeito à reciclagem e redução de emissões para atmosfera.
* Colocando a questão da ecologia na educação dos seus filhos.
* Promovendo actividades ao ar livre criando uma cultura de respeito para com a natureza

* A partir do dia 23 de Setembro estarão disponíveis um conjunto de meios que poderá utilizar livremente para divulgar esta mensagem.
* A partir do dia 23 de Setembro estará disponível um pequeno jogo que poderá utilizar para explicar ás suas crianças o que devem fazer em relação ao ambiente.

Posso divulgar este projecto?

* O projecto "Sobreviventes - Imagens de um mundo a preservar" nasceu de um sonho, mas é um sonho que é de todos. O sucesso deste projecto depende do impacto que conseguirá ter junto da população e do número de pessoas que beneficiarem dele. A sua ajuda na divulgação deste projecto é fundamental. Se possui um blog, uma lista de amigos, por favor faça download de um dos pequenos banners abaixo e insira-o no seu blog com um pequeno link para este site: http://www.sobreviventes.info a sua ajuda é preciosa e agradecemo-la desde já."

vejam tudo aqui!

Experienciado por Maria @ 11:40 da tarde


2 Comentarios:

At sábado, agosto 18, 2007 12:52:00 da tarde, Blogger Moika disse...

A moika é tão fixe por dar relevo a estes projectos tão importantes!

:D :D :D :D

 
At sábado, agosto 18, 2007 1:29:00 da tarde, Blogger Maria disse...

A Moika é mesmo um espectáculo!!! ;)

 

Enviar um comentário

» Home

A minha foto
Nome:
Localização: Portugal
Minha página

Eu no LinkedIn

your virtual pet!

Noutros sítios:
Fotos no Flickr.com
Projecto NetInfância
Registos do doutoramento
Blogs de PP
A par e passo

Posts daqui:

Powered by Blogger
Design by Beccary

PapaFormigas.com