fresquinhas da APEI
A APEI promove até ao final do corrente ano três iniciativas que, no conjunto, pretendem criar espaços de reflexão e partilha entre profissionais de Educação de Infância. Julgamos poder assim contribuir com recomendações que possam apoiar à tomada de decisão a diferentes níveis.A Europa e Portugal em particular vivem, actualmente, um momento de grandes mudanças, incertezas e de inquietude. Das grandes questões em torno da Educação que preenchem a actualidade, elegemos três para Pensar a(s) Infância(s):
Novas perspectivas da profissão
(formação inicial, formação contínua, estatuto da carreira docente, ética profissonal).
Avaliação/Competências
(na perspectiva de avaliação das aprendizagens das crianças, auto e hetero avaliação dos profissionais e das instituições, avaliação do sistema).
Sociologia da infância
(incluindo questões que se prendem com a sustentabilidade do sistema educativo e das respostas em Educação de Infância).
mais info
13 de Outubro (sábado) - Auditório do Instituto Piaget – Costa da Caparica
Destinatários: Educadores de infância, auxiliares de educação, estudantes, m édicos, enfermeiros, terapeutas, psicólogos.
Objectivo
Debater, aprofundar e divulgar questões relacionadas com a Primeira Infância, articulando questões teóricas e práticas que contribuam para o enriquecimento pessoal e profissional dos participantes.
mais info
“Mudança social e os serviços para a infância”
09 de Novembro * 17.30 -Porto (local a designar)
Foi responsável por um abrangente leque de estudos e projectos de investigação.
De 1986 a 1996 foi coordenador da Childcare Network da Comissão Europeia, um grupo de especialistas que desenvolveu um vasto trabalho sobre serviços para a infância, incluindo o envolvimento das famílias e as relações entre género e cuidado.
Tem também participado em vários projectos transnacionais entre os quais se conta, desde Setembro de 2001, a Rede Europeia de Educação de Infância, de que a APEI é também parceira. As sua principais áreas de interesse são os serviços para a infância, educação parental, relações entre emprego e cuidado na infância, género e educação.
Mais info
Experienciado por Maria @ 12:35 da tarde
0 Comentarios:
Enviar um comentário
» Home