30 de janeiro de 2007

A ler

"Hesitei muito na escolha de um tema para esta comunicação. Hesitei entre uma comunicação centrada na Epistemologia das Ciências da Educação e a História do Pensamento Educacional ao longo do século XX. Mas tanto um como outro tema tinha uma característica que não era do meu agrado: deixava-me de fora, enquanto cidadão que viveu os grandes problemas da Educação na segunda metade do século XX. Assim, optei por algo de intermédio, que conjugasse – de um modo articulado, sempre que possível – as três vertentes enunciadas, ou seja, a perspectiva epistemológica, a perspectiva histórica e a vivência pessoal de quem tem uma história dentro da História."

Assim começa Albano Estrela a conferência proferida na Academia de Ciências, publicada no n.º 1 da Sísifo. Vale a pena ler por descrever o percurso de teorias, concepções, de crescimento teórico, que alguém de tão grande destaque na área das Ciências da Educação em Portugal descreve e reflecte. Vou ler agora com mais atenção!

Experienciado por Maria @ 12:30 da tarde


1 Comentarios:

At sexta-feira, junho 15, 2007 1:27:00 da tarde, Blogger José Carrancudo disse...

Provavelmente as teorias deste educador são entre os factores que levaram a nossa Escola até o estado em que se encontra. Recomendo para as leituras a nossa análise recente, que identifica as principais razões da crise educativa, e indica o caminho de saída. Esperemos que o Governo saiba ouvir a voz da razão.

 

Enviar um comentário

» Home

A minha foto
Nome:
Localização: Portugal
Minha página

Eu no LinkedIn

your virtual pet!

Noutros sítios:
Fotos no Flickr.com
Projecto NetInfância
Registos do doutoramento
Blogs de PP
A par e passo

Posts daqui:

Powered by Blogger
Design by Beccary

PapaFormigas.com