18 de setembro de 2006

perspectiva comparada

quer ao longo do congresso quer neste momento em que traduzo um artigo de uma educadora espanhola para um número especial editado pela APEI sobre a situação da pré-escolar em Espanha, sinto que idealizamos os sistemas educativos e as organizações e políticas nos outros países como se isso fosse uma salvação, ainda que momentanea, da desgraça com que convivemos quotidianamente. mas na realidade... os problemas são semelhantes.

bom, estava eu nesta reflexão, entrou o Nafergo a vociferar porque está a ver o debate no Prós e Contras com a Ministra da Educação e uma senhora professora, presidente de um Conselho Executivo fez o seguinte apelo: as senhoras educadoras de infância bem podiam aceitar ficar com as crianças quando têm um bocadinho de febre! por causa da sua mesquinhez (não sei se serão essas as palavras exactas) há muitas professoras que faltam às suas aulas para ficarem com os filhos em casa.

estou sem palavras... realmente este país e os seus profissionais conseguem sempre surpreender-me, pela negativa, bem pela negativa. a divisão entre as professoras que faltam e as educadoras é de si brilhante, mas a percepção de que uma criança com febre pode ficar no jardim-de-infância diz TANTO sobre o que a senhora professora acha que se faz lá... e a preocupação que tem com o bem-estar das crianças que vão com febre para uma sala cheia de animação, desafios de aprendizagem, interacções cognitivamente estimulantes e... barulho! haja paciência... nada bate (alguns d)os nossos professores na sua profunda estupidez e falta de sentido de oportunidade. num debate nacional referir esta situação torna-a um flagelo quando se trata provavelmente do seu dramazinho pessoal. argh!

Experienciado por Maria @ 8:32 da tarde


1 Comentarios:

At terça-feira, setembro 19, 2006 8:34:00 da tarde, Blogger Manela disse...

a meio do debate, decidi não continuar a ver... já não tenho paciência para estas coisas..eheh!
bj

 

Enviar um comentário

» Home

A minha foto
Nome:
Localização: Portugal
Minha página

Eu no LinkedIn

your virtual pet!

Noutros sítios:
Fotos no Flickr.com
Projecto NetInfância
Registos do doutoramento
Blogs de PP
A par e passo

Posts daqui:

Powered by Blogger
Design by Beccary

PapaFormigas.com