Projecto MELL
Hoje o dia é dedicado ao MELL [museu educação e lúdico em lamego] - Jogar com sentido(s), o projecto que estamos a desenvolver no Museu de Lamego no âmbito das comemorações do XXIII aniversário da ESEV e do Dia Internacional dos Museus (ontem).
Descrição:
O conceito de jogo combina ideias de liberdade, de invenção, mas também de limites e de regras. Encontramos jogos de inúmeros e variadíssimos tipos: de sociedade, de destreza, de azar, de paciência, de construção, ao ar livre, de colaboração... Associamos a todos e a cada um, uma atmosfera de envolvimento, de descontração e de diversão. Mas também de aprendizagem, lúdica certamente, significativa indubitavelmente.
Com base nesta ideia de jogo, de regras que definem o que e o que não é permitido, que aceitamos na medida em que temos vontade de jogar, o Pólo de Lamego da Escola Superior de Educação (ESEV) e o Museu de Lamego propõem uma exposição interactiva de materiais pedagógicos adaptados. Estes foram construídos em função de diferentes necessidades especiais, permitindo, mediante a aceitação das regras do jogo, uma vivência de situações em que a visão ou a audição, por exemplo, se tornam essenciais para explorarmos as situações propostas.
O público mais jovem do Museu é, assim, desafiado a utilizar as suas capacidades de forma a apropiar-se da sua importância, reflectindo-se as implicações das necessidades especiais implicadas em cada material. A questão da acessibilidade nos museus surge transversalmente a esta exposição, quer ao nível de infra-estruturas arquitectónicas (rampas, elevadores, casas de banho adaptadas, etc.), e de outros dispositivos, como publicações em braille e audio-guias, para que o acesso físico seja uma realidade para todos, quer ao nível de outras dimensões como a cultural, intelectual e social, na linha das propostas do Grupo para a Acessibilidade dos Museus (GAM).
Este, como os demais projectos conjuntos entre o Museu e a ESEV, tem como objectivo aprofundar a relação entre as instituições, desenvolvendo um trabalho articulado cuja abordagem articula, neste caso, o lúdico como estratégia de aprendizagem e base para a exploração de objectos e jogos, a problemática das necessidades especiais e da acessibilidade, com foco nos museus, e a aprendizagem e desenvolvimento das pessoas com necessidades especiais que participem nas actividades oferecidas.
Esta proposta concretiza-se em quatro a cinco salas de exposição onde se encontrarão os materiais construídos pelos alunos dos 2.º e 3.º anos dos cursos de Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Educação de Infância. Os grupos de crianças das escolas da cidade de Lamego dos dois níveis de escolaridade correspondentes aos cursos, bem como da Associação Portas para a Vida, serão convidados a visitar a exposição, sendo orientados na sua exploração da mesma pelos alunos. Pretende-se que os processos de aprendizagem promovidos junto das crianças com os materiais se constituam, por sua vez, como contexto de construção de conhecimento para os alunos da ESEV.
Fotos da manhã:
Fotos da manhã:
Experienciado por Maria @ 12:36 da tarde
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