13 de outubro de 2008

haja boas ideias

Utilizar o cinema em sala de aula, como instrumento pedagógico de possibilidades múltiplas, é o primeiro objectivo deste trabalho. Divididos por níveis e acompanhados de fichas de exploração, INDIEJÚNIOR – PROGRAMA ESCOLAS, pretende ser um auxiliar para os professores dos ensinos Pré-Escolar, Básico e Secundário.

A presente colecção de filmes obedece a critérios de adequação aos grupos etários, níveis de ensino e aos programas vigentes. As temáticas e formas de abordagem tomaram em consideração a sensibilidade, a capacidade de raciocínio e a preparação média dos alunos portugueses.

Os filmes apresentados são, na sua totalidade, obras de grande qualidade, premiadas em festivais tão importantes como Berlim ou Veneza. Muitos deles foram testados junto do público juvenil português através da sua exibição no IndieLisboa – Festival Internacional de Cinema Independente.

Contudo, sendo a escola um lugar de desafio e busca do conhecimento, procurou-se que todos os filmes trouxessem alguma coisa de novo a cada aluno, seja no aspecto da multiplicidade dos saberes, seja nas várias possibilidades de entender o mundo. Diversidade, multiplicação de perspectivas e abertura ao desconhecido estiveram na base das nossas escolhas.

(site do programa)

“IndieJúnior – Programa Escolas”, uma colecção de filmes de curta-metragem dirigida aos alunos da Educação Pré-Escolar e dos Ensinos Básico e Secundário, acompanhada de fichas de exploração pedagógica.

Previamente à sessão pública de apresentação da colecção aos professores, agendada para 30 de Outubro de 2008, 10.30h, no Cinema S. Jorge em Lisboa, a DGIDC procederá à distribuição da colecção IndieJúnior – Programa Escolas pelos Agrupamentos de Escolas e Escolas não Agrupadas do Continente.

(site da DGIDC)

Experienciado por Maria @ 12:22 da tarde


A minha foto
Nome:
Localização: Portugal
Minha página

Eu no LinkedIn

your virtual pet!

Noutros sítios:
Fotos no Flickr.com
Projecto NetInfância
Registos do doutoramento
Blogs de PP
A par e passo

Posts daqui:

Powered by Blogger
Design by Beccary

PapaFormigas.com