porque mantenho a sensação de não concretização?...
o que tenho andado a fazer no ano lectivo de 2007/2008:
Habilitações académicas:
Desde 2006, Doutoranda em Ciências da Educação, na Universidade de Aveiro, com o projecto
“Práticas de produção de conhecimento no âmbito da formação e da profissão: o papel da investigação na identidade e no conhecimento dos educadores de infância”
sob orientação da Prof. Dra. Maria do Céu Roldão e da Prof. Dra. Gabriela Portugal.
Disciplinas leccionadas (17 horas de aulas por semana):
- Prática Pedagógica I, anual do 2.º ano da Licenciatura em Educação de Infância (LEI);
- Investigação em Educação, 2.º semestre do 2.º ano da LEI (Lamego e Viseu);
- Prática Pedagógica III, anual do 4.º ano da LEI;
- Seminário, anual do 4.º ano da LEI.
- 2007-2009: Secretária do Conselho Pedagógico da ESE/IPV.
- 2007-2009: Membro da Comissão Pedagógica de Curso da Licenciatura em Educação de Infância do Pólo de Lamego da ESE/IPV.
- 2007-2008: Elemento do grupo de trabalho da Escola Superior de Educação de Viseu integrante do Projecto “Desenvolvendo Qualidade em Parcerias”, da Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, Ministério da Educação, sob orientação da Prof. Dra. Esperança Ribeiro.
- Figueiredo, M., Portugal, G., & Roldão, M. C. (2007). Estudo exploratório sobre a componente de investigação nas licenciaturas em Educação de Infância em Portugal. In P. Pequito, & A. Pinheiro (Orgs.), Quem aprende mais? Reflexões sobre educação de infância (pp. 285-298). Porto: ESE Paula Frassinetti.
- Figueiredo, M., Gonçalves, N. A. F., Ferreira, A., Henriques, A., & Semedo, M. (2007). Para além do tacto, um projecto de ComTacto: experiência de utilização de videoconferências em educação pré-escolar. In P. Pequito, & A. Pinheiro (Orgs.), Quem aprende mais? Reflexões sobre educação de infância (pp. 249-256). Porto: ESE Paula Frassinetti.
- Figueiredo, M., Rocha, D., Inácio, R., & Pereira, S. (2007). “Dizer coisas sem falar”: um relato de utilização do Sistema Pictográfico de Comunicação em Educação Pré-Escolar. In P. Pequito, & A. Pinheiro (Orgs.), Quem aprende mais? Reflexões sobre educação de infância (pp. 647-654). Porto: ESE Paula Frassinetti.
- Gonçalves, N. A. F., & Figueiredo, M. (2007). Para além do tacto, um projecto de ComTacto: uma experiência de utilização de videoconferências em educação pré-escolar. Actas do 9.º Simpósio Internacional de Informática Educativa, Porto. (edição em CD)
- Figueiredo, M., Portugal, G., & Roldão, M. C. (2008, Fevereiro). A dimensão de investigação nas licenciaturas em Educação de Infância em Portugal: produção de conhecimento e afiliação. Comunicação apresentada no 1.º Congresso Internacional em Estudos da Criança – Infâncias possíveis, Mundos reais, Braga.
- Figueiredo, M., Portugal, G., & Roldão, M. C. (2008, Fevereiro). Produção de conhecimento centrado nas práticas: perspectivas de formandos de licenciatura em educação de infância sobre a investigação. Comunicação apresentada no 1.º Congresso Internacional em Estudos da Criança – Infâncias possíveis, Mundos reais, Braga.
- Figueiredo, M., Gonçalves, N. A. F., & Gomes, M. C. A. (2008, Fevereiro). “Os meninos que estão no computador”: reflexões sobre a utilização de computadores e videoconferências em contexto pré-escolar no âmbito do projecto NetInfância. Comunicação apresentada no 1.º Congresso Internacional em Estudos da Criança – Infâncias possíveis, Mundos reais, Braga.
- Figueiredo, M., Portugal, G., & Roldão, M. C. (2007, Novembro). Estudo exploratório sobre a componente de investigação nas licenciaturas em Educação de Infância em Portugal. Comunicação apresentada no 2. º Congresso Internacional de Aprendizagem em Educação de Infância, Porto.
- Figueiredo, M., Gonçalves, N. A. F., Ferreira, A., Henriques, A., & Semedo, M. (2007, Novembro). Para além do tacto, um projecto de ComTacto: experiência de utilização de videoconferências em educação pré-escolar. Comunicação apresentada no 2.º Congresso Internacional de Aprendizagem em Educação de Infância, Porto.
- Figueiredo, M., & Gonçalves, N. A. F. (2007, Outubro). Infância e fluência tecnológica: “Nós já sabemos mexer em todos os computadores”. Comunicação apresentada no Colóquio Internacional “Jibóias, florestas virgens e outros enigmas: o mundo das crianças em perspectiva”, Universidade dos Açores, Terceira.
- Figueiredo, M., & Roldão, M. C. (2007, Setembro). A study of the research dimension in the curricula of early childhood teacher education in Portugal. Comunicação apresentada na European Conference on Educational Research (ECER 2007), Ghent, Bélgica.
- Gonçalves, N. A. F., & Figueiredo, M.. (2007, Novembro). Para além do tacto, um projecto de ComTacto: experiência de utilização de videoconferências em educação pré-escolar. Poster apresentado no 9.º Simpósio Internacional de Informática Educativa (SIIE), Porto.
2008:
- Colóquio do CIDInE “O Processo de Bolonha: desafios para a supervisão”, 14 e 15 de Março, Escola Superior de Educação do Porto, Porto.
- 1.º Congresso Internacional em Estudos da Criança “Infâncias possíveis, Mundos reais”, 2 a 4 de Fevereiro, Universidade do Minho, Braga.
- 2.º Congresso Internacional de Aprendizagem em Educação de Infância, 15 a 17 de Novembro, Fórum da Maia.
- Colóquio Internacional “Jibóias, florestas virgens e outros enigmas: o mundo das crianças em perspectiva”, 27 de Outubro, Universidade dos Açores, Terceira
- European Conference on Educational Research (ECER 2007), 19 a 21 de Setembro, Universidade de Ghent, Bélgica.
- Post-Graduate and New Researchers' Pre-Conference (ECER 2007), 17 e 18 de Setembro, Universidade de Ghent, Bélgica.
Experienciado por Maria @ 2:51 da tarde
0 Comentarios:
Enviar um comentário
» Home