9 de outubro de 2005

Gestão do tempo

Sempre que me queixo da falta de tempo, que agora já substitui por má gestão do tempo da minha parte, lembro-me de uma história que li num e-mail há cerca de 5 anos.

Um formador da área da gestão numa sessão sobre gestão do tempo (o que mais poderia ser!...) coloca um frasco grande em cima da mesa e enche-o de pedras. Pergunta à audiência se cabe mais ou se está cheio? e todos podem ver que está cheio e respondem que está cheio. O formador apresenta gravilha que despeja para dentro do frasco. A gravilha preenche os espaços deixados pelas pedras. E torna-se possível "meter" mais qualquer coisa onde já não cabia mais nada... repete a pergunta à audiência que, avisada, esita na resposta. Surge areia que consegue ainda passar por entre a gravilha. E sempre cabe mais qualquer coisa! Desta vez todos esperam ter terminado... Mas verifica-se ser possível encher, desta feita totalmente, o frasco deitando água por cima da areia, da gravilha e das pedras.

Interpretação em termos de gestão do tempo? Podemos sempre meter mais qualquer coisa! Mas não só, diz o formador. Se não colocarmos as coisas grandes (saúde, família, etc.) em primeiro lugar, elas não cabem.

Boa metáfora. Pequena dúvida minha: e como é que eu sei o que é que não é grande? Saúde e família, "eu própria" são coisas grandes... E a formação dos meus alunos? O apoio total que disponibilizo? E a afirmação da área de educação de infância na instituição? E os projectos que foram lançados e que requerem dedicação para terem continuidade? Com parceiros envolvidos e ansiosos... E os resultados de trabalhos realizados o ano passado que necessitam de ser divulgados?

AI!

Experienciado por Maria @ 4:24 da manhã


1 Comentarios:

At segunda-feira, outubro 31, 2005 2:42:00 da manhã, Anonymous Anónimo disse...

a gestão do tempo é tão dificil... o estabelecer prioridades, o conseguir conciliar diferentes aspectos da nossa vida... não é só ai! é uiui!

 

Enviar um comentário

» Home

A minha foto
Nome:
Localização: Portugal
Minha página

Eu no LinkedIn

your virtual pet!

Noutros sítios:
Fotos no Flickr.com
Projecto NetInfância
Registos do doutoramento
Blogs de PP
A par e passo

Posts daqui:

Powered by Blogger
Design by Beccary

PapaFormigas.com