A minha vida com o doutoramento

30 de abril de 2009

recuerdos do fds 1

nota prévia: não faço ideia onde pára o carregador do meu telemóvel (o verbo displace é dos meus preferidos...) pelo que várias fotos e notas escritas durante os 5 dias estão afundadas num aparelhito do qual não consigo sacar nada por enquanto...

aqui ficam ideas soltas escritas no EEE sobre "os meus meninos"

a sofia é agora companheira em congressos e posters e afins. sofre com as dores de supervisora, de aluna de mestrado, sofre com as dores de quem gosta de fazer investigação. mas também se alegra precisamente com as mesmas coisas. é sempre um prazer estar com ela e tenho a felicidade de a encontrar poucas mas algumas vezes.

estive com a Lili, a Diana, a Cláudia e o Rui. foi tão bom vê-los! não me chateia nada a figura de ex-supervisora babada, que é o que sou. foram dos meus alunos preferidos, mas gosto imenso deles como pessoas.

acho-os inteligentes, bons naquilo fazem, críticos, auto-críticos..., divertidos, profissionais envolvidos e empenhados. ao ouvi-los contarem as suas peripécias profissionais só pensava “que imensa sorte me calhou! que estas pessoas sintam que eu tive alguma coisa a ver com isto que descrevem...” (em que isto corresponde à sua prática profissional).

também foi bom ver que as suas distintas personalidades se mantêm: duas delas a descreveram as coisas simples que fazem com as suas crianças e eu a pensar que qualidade! como é que isto para elas é tão simples, tão natural, e para outras pessoas tão dificil?! outros dois com mais dificuldade em exporem-se assim, mas quando abrem um bocadinho de porta percebe-se que tudo corre bem, debaixo do manto de criticas contudentes ao que os rodeia. mas é tb nessa critica que nos apercebemos de que sabem do que falam e o que fazem.

como fui/sou uma supervisora horrivel, sempre incapaz de dizer só que está bem, sempre a subir a parada e a fazer sentir que lá vem bomba (crítica) tive o que mereci: dificuldade em afirmarem com orgulho o que fazem, agora que não precisam de me ouvir.

espero que saibam que os adoro, que me derreto toda a pensar que foram “meus meninos”, tal como eles sentem em relação às suas crianças. que se não os consegui fazer sentir competentes e fortes, foi por incompêtencia minha em expressar tais apreciações com frequência, pois é assim que os vejo.

só é pena viverem todos tão longe... e a estes consegui vê-los! há deles (LOOOL) de que não sei nada, outros de que sei mas que não consigo encontrar forma de nos encontrarmos. espero que no dia 6 de Junho algumas destas distâncias se encurtem!

Experienciado por Maria @ 2:40 da tarde 4 comentarios


intervalo

enquanto não saco os documentos do EEE com os registos do fds, aqui fica entretenimento para ocupar a espera... (chegou via e-mail, não sei de que fonte, sorry!)

Este Verão queres ser sereia ou baleia?

Há uns dias, numa cidade de França, um cartaz, com uma jovem espectacular, na montra de um ginásio, dizia: "ESTE VERÃO, QUERES SER SEREIA OU BALEIA?"

Dizem que uma mulher jovem-madura, cujas características físicas não interessam, respondeu à pergunta publicitária nestes termos:

"Estimados Senhores:
As baleias estão sempre rodeadas de amigos (golfinhos, leões-marinhos, humanos curiosos). Têm uma vida sexual muito activa, engravidam e têm baleiazinhas ternurentas, as quais amamentam. Divertem-se à brava com os golfinhos, enchendo a barriga de camarões.
Brincam e nadam, sulcando os mares, conhecendo lugares tão maravilhosos como a Patagónia, o mar de Barens ou os recifes de coral da Polinésia.
As baleias cantam muito bem e até gravam CD. São impressionantes e practicamente não têm outros predadores além dos humanos. São queridas, defendidas e admiradas por quase toda a gente.

As sereias não existem. E, se existissem, fariam fila nas consultas dos psicanalistas, porque teríam um grave problema de personalidade, "mulher ou peixe?".
Não têm vida sexual, porque matam os homens que delas se aproximam; além disso, por onde? (LOOOL) Por isso, também não têm filhos. São bonitas, é verdade, mas solitárias e tristes. Além disso, quem quereria aproximar-se de uma rapariga que cheira a peixaria?
Para mim está claro, quero ser baleia.

P.S.: Nesta época em que os meios de comunicação nos metem na cabeça a ideia de que apenas as magras são bonitas, prefiro disfrutar de um gelado com os meus filhos, de um bom jantar com um homem que me faça vibrar, de um café e bolos com os meus amigos.

Com o tempo ganhamos peso, porque ao acumular tanta informação na cabeça, quando já não cabe, espalha-se pelo resto do corpo, por isso não estamos gordas, somos tremendamente cultas. A partir de hoje, quando vir o meu rabo no espelho, pensarei: «Meu Deus, que inteligente que sou!»

Experienciado por Maria @ 1:36 da manhã 1 comentarios


28 de abril de 2009

teaser (amanhã há mais!)

Experienciado por Maria @ 12:28 da manhã 1 comentarios


22 de abril de 2009

cá vou eu!

a caminho de (longe de) Viseu! ;)

quinta e sexta em lisboa, aqui

depois fds com ex-alunos para beira-mar, conbibio e entrevistas exploratórias

e segunda, aqui

Experienciado por Maria @ 6:55 da tarde 2 comentarios


20 de abril de 2009

inacreditável!

ir ao blog da Teresa e perceber que o seu filhote faz 2 anos... e pensar "mas foi há tão pouco tempo que ela partilhou que estava grávida!..."

(pausa)

"não pode ser o mais novo" - mas é!

(pausa)

"ai... o tempo... ai..."

(neura)

parabéns Teresa! :)

Experienciado por Maria @ 11:35 da tarde 1 comentarios


Lição de metodologia de investigação

XKCD gets me everytime...

Experienciado por Maria @ 6:02 da tarde 0 comentarios


LOL

The Perry Bible Fellowship, brilhante!

Experienciado por Maria @ 5:59 da tarde 0 comentarios


encontrei 3 bons artigos e prometo voltar

The International Journal of Teaching and Learning in Higher Education (ISSN 1812-9129) provides a forum for higher education faculty, staff, administrators, researchers, and students who are interested in improving post-secondary instruction. The IJTLHE provides broad coverage of higher education pedagogy and the Scholarship of Teaching and Learning (SoTL) across diverse content areas, educational institutions, and levels of instructional expertise. The specific emphasis of IJTLHE is the dissemination of knowledge for improving higher education pedagogy. Electronic distribution of IJTLHE maximizes global availability.

All manuscripts submitted to the IJTLHE should be in accordance with the journal’s purpose - to encourage the study, development, application, and evaluation of higher education pedagogy. All manuscripts are refereed (blind) using a peer-review process involving at least two reviewers. The review process typically takes approximately three months.

Finally, the IJTLHE is a publication of the International Society for Exploring Teaching and Learning (ISETL). The mission of ISETL is to encourage the study of instruction and principles of learning in order to implement practical, effective methods of teaching and learning; promote the application, development, and evaluation of such methods; and foster the Scholarship of Teaching and Learning among practicing post-secondary educators.

Experienciado por Maria @ 2:14 da tarde 0 comentarios


divertimento de gata

a Piaf anda carente de atenção dos donos que saem muitas vezes de casa por muito tempo e a deixam sozinha. vai daí... decidiu encontrar forma de passear também. dentro da mochila do seu dono adorado!

entrou

ficou um bocadinho

saiu


reclamou (claro...)

Experienciado por Maria @ 1:27 da tarde 0 comentarios


um elogio que me passou despercebido

(e como estou muito necessitada de festinhas no ego, vou ampliá-lo!)

"Trabalho muito interessante, abordando temática relevante e oportuna, bem fundamentado e muito bem escrito, respeitando as normas aplicáveis."

Ps1. sobre paper NetInfância para Challenges.

Ps2. ele há reviewers simpáticos

Experienciado por Maria @ 11:01 da manhã 0 comentarios


19 de abril de 2009

IX Simpósio Internacional do GEDEI

Este Simpósio (ver site), destinado essencialmente a profissionais da educação, investigadores e estudantes na área da Educação Pré-Escolar e Primeiro Ciclo do Ensino Básico, adopta como tema a reflexão sobre as Pedagogias da Infância, procurando sentido(s) da participação. Assim, e na continuação da tradição dos simpósios organizados pelo GEDEI, é objectivo do IX Simpósio do GEDEI, promover a constituição de espaços e tempos de reflexão sobre a praxis em contexto de educação de Infância, que viabilizem:
  • pensar a participação como coração da acção educativa;
  • apresentar diversas perspectivas pedagógicas de trabalho em jardim de infância e em creche;
  • aprofundar a fundamentação do trabalho de projecto;
  • apresentar o Projecto Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias (DQP) como um sustentáculo da avaliação da qualidade em educação de infância
EXPOSIÇÃO DE POSTERS

Integrando as actividades do IX Simpósio GEDEI, e tendo como fim a divulgação da investigação e o alargar do debate na procura de participação e construção de uma comunidade reflexiva, a realizar-se-á uma exposição de Posters ao longo da realização do simpósio.

A organização colocará à disposição dos interessados, individualmente ou em grupo, espaço próprio, colaborando com as condições logísticas necessárias à animação das exposições dos mesmos.

REGULAMENTO

O tema do Poster deverá integrar-se no âmbito do simpósio - Pedagogias da Infância: a procura da participação. A apresentação do mesmo poderá ser feita por participantes inscritos no Simpósio (investigadores, alunos, educadores,..), mediante envio prévio de um resumo (em suporte informático Word, não excedendo uma página A4, tipo de letra Times 12, espaçamento 1,5, margens 3 cm), com identificação do(s) autor(es), da pertença institucional e dos respectivos contactos, para Rosário Gambôa [ESE/IPP - Rua Dr. Roberto Frias, 602 - 4200-465 PORTO], até 30 de Abril de 2009. Em tempo oportuno o Júri procederá à selecção dos Posters para exposição e informará os respectivos autores da sua decisão.

Os Posters, contendo preferencialmente figuras, fotos e gráficos, deverá ser passível de uma leitura à distância de 1,5 m, e ter de medida máxima 100x80cm. Durante o intervalo das sessões os autores deverão permanecer junto dos posters, para prestar esclarecimentos relativos à informação neles contida.

Experienciado por Maria @ 7:14 da tarde 2 comentarios


18 de abril de 2009

um dia na vida de...

Piaf

derrubar a árvore de Natal pela 98743845 vez (não está arrumada porque a piquena gosta de a trepar e depois... derrubar)

Subir o corrimão das escadas em marcha atrás

Atacar a minha pessoa com desculpas do género "tinhas um cordelinho a baloiçar"

Experienciado por Maria @ 3:14 da tarde 0 comentarios


16 de abril de 2009

vento, muito

de repente, rugiu pelas janelas e abanou as árvores.

Experienciado por Maria @ 6:36 da tarde 0 comentarios


Love

declarações de amor "espontâneas" por parte das minhas alunas...

Experienciado por Maria @ 6:17 da tarde 0 comentarios


15 de abril de 2009

mais tédio

inesgotável burocracia... bleargh a dobrar

nota: tenho muito orgulho nas minhas alunas. hoje conseguiram tratar de umas eleições completamente sozinhas, também elas com muita burocracia!

Experienciado por Maria @ 11:55 da tarde 0 comentarios


13 de abril de 2009

tédio

domingo de Páscoa a caminho da segunda-feira: que faço eu? surpresa! estou a trabalhar... bleargh para mim.

Experienciado por Maria @ 1:54 da manhã 1 comentarios


9 de abril de 2009

snapshots de hoje

enquanto eu corrijo estas


lá fora a primavera parece o outono


e a minha companheira alterna entre rebolar-se em cima do teclado e saltar lá para fora

Experienciado por Maria @ 7:24 da tarde 1 comentarios


por aqui...

enquanto luto com 38,5º de febre e dores de cabeça e garganta descomunais (tradição de Páscoa adquirida nos últimos anos: ficar doente na pausa lectiva), corrijo frequências de M.Esp.

recebi resposta do Challenges: três comunicações aceites e a Sofia recebeu do ECER: aceite! ela está esfuziante e eu igualmente, por ela.

Experienciado por Maria @ 5:00 da tarde 3 comentarios


7 de abril de 2009

uma pequena maravilha...

a sala de pintura do colégio Beiral!

e uma estranha afinidade e familiaridade que sentia relativamente à autora do blog ficou explicada...

Experienciado por Maria @ 2:23 da tarde 0 comentarios


Congratulations! Your contribution has been accepted for presentation at ECER 2009.

ID: 1052  
Title of Proposal: Teachers' Knowledge and Professionalism: the Weakest Link or a Way to a Stronger Professional Claim? (joint with NW1 and NW27)
Handed in to NW: `10. Teacher Education Research` Result: Accepted

Evaluation of the contribution
------------------------------
Recommendation: 10 – Accept

Comments for the authors
------------------------
Interesting and well presented abstract for a symposium. Meets all criteria for a symposium. An important issue to adress across all layers of teacher profesionalization from pre-service teachers to teacher educators.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
This symposium proposal provides a critical analysis of a strong common theme (teachers’ professional knowledge) relevant for teacher educators. Paper objectives are mainly clear, specific, and thoughtful.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
This well-crafted joint proposal can help advance international debate about an unresolved issue. I believe it correctly targets the three networks involved.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Very interesting and relevant. I recommend accept.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
This is a very strong and relevant contribution.

ID: 1686
Title of Proposal: Portraits of the Future Drawn by Children or the (Un)sustainable Relationship Between Man and Environment from Children's Point of View
Handed in to NW: `25. Research on Children's Rights in Education` Result: Accepted

Evaluation of the contribution
------------------------------
Recommendation: 10 – Accept

Comments for the authors
------------------------
Interesting research with relevance for research on children's rights in education.

-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-


e assim se insufla um ego...

Experienciado por Maria @ 1:24 da tarde 2 comentarios


quase do fundo do baú!

Hoje, porque tenho muito que fazer certamente, deu-me para pesquisar sobre a minha escola primária, o Colégio Beiral. Encontrei algumas imagens e muita gente com saudades e boas recordações.

e mais umas fotos aqui, num grupo do facebook.

Experienciado por Maria @ 1:19 da tarde 0 comentarios


mais do baú das memórias

eu já fui assim, esticadinha. e já rompia camisas neste estado!! LOL

a Sofia fez o favor de me enviar este recuerdo melancólico da nossa ida a Pamplona, à 1st International Concept Map Conference

Experienciado por Maria @ 12:03 da tarde 0 comentarios


Guigui

foto tirada por um dos sobrinhos. era pequenina, agora é grande. sempre foi doida chanfrada. como é desconcertantemente parecida com o Rafa Cão, uso a foto dela no dia de anos dele.

Experienciado por Maria @ 11:46 da manhã 0 comentarios


6 de abril de 2009

fds preenchido

depois de um mês e meio sem sair de viseu, excepto para congresso na Covilhã, soube-me maravilhosamente bem ir a Verride, tomar banho de família, de cães, de gatos, de vacas e memés (e de produtos da Harnn & Tann que cheiram a paraíso!).

fui lambida vezes sem conta pela Guigui, o meu colo assaltado pela Amélie e estive com os meus sobrinhos que criaram os seus blogues: O exterminador (LOL) e o Rêv (em homenagem à égua) são, respectivamente, o Xandre e o João.

venho com o coração cheio, as pernas cansadas e o trabalho atrasado...

Experienciado por Maria @ 10:21 da manhã 0 comentarios


A minha foto
Nome:
Localização: Portugal
Minha página

Eu no LinkedIn

your virtual pet!

Noutros sítios:
Fotos no Flickr.com
Projecto NetInfância
Registos do doutoramento
Blogs de PP
A par e passo

Posts daqui:

Powered by Blogger
Design by Beccary

PapaFormigas.com