A minha vida com o doutoramento

31 de dezembro de 2006

retrospectiva

as coisas têm andado numa azáfama infernal, com problemas de carro a darem que falar, chorar, rir, enfim! com muitos quilómetros entre casas e famílias, com despedidas que doiem como dói a distância que quotidianamente nos separa de quem gostamos. mas também com muito chocolate e bolos e doces e muitos, muitos sms que me têm feito muito, muito feliz. não sei se é do telemóvel novo, mas este ano as pequenas mensagens têm trazido muito carinho.

entre tanta coisa o blog e a arrumação de ideias que ele permite têm ficado esquecidos. quero registar a ceia de Natal, por exemplo. que foi um momento delicioso de celebração, de despedida, mas principalmente de comunhão. foi excelente! quero registar os últimos dias de aulas com os alunos a trabalharem em grupos na sala de aula, connosco a cirandar pelos grupos, a esclarecer dúvidas, a apoiar processos enquanto decorrem. lembrou-me ós portfólios dos Açores e de como foi bom estar a trabalhar na escola com as aluna, em co-autoria dos seus relatórios finais, das suas análises. uma tal fluidez de ideias, de discurso, de aprendizagem difilmente se esquece. e este ano tive algo ´próximo a isso e sabe bem. o Natal deixo para outro post que já comecei mas não tive tempo de acabar, ainda! a tese. que tese? ... algo vai ter que mudar neste novo ano. ou eu e a minha rotina de trabalho ou a existência de uma inscrição no doutoramento...

mas quero acabar com uma nota positiva. quero agradecer aos meus alunos (porque tenho um homem e isso é suficiente para comandar o plural...) por me estarem a dar um ano muito bom. por me darem força para continuar a ensinar. não ocorre assim todos os anos, mas este ano é um ano com genica. a família e o coração não são daqui, são de outro espaço mais privado. mas saibam que não me esqueço deles! :)

muitos beijos para quem por aqui passa e que os blogs nos permitam manter o contacto, as mãos dadas, como fizemos este ano, como temos feito estes anos.

Experienciado por Maria @ 1:38 da tarde 5 comentarios


Bom ano!

(foto veio daqui)

Experienciado por Maria @ 1:33 da tarde 0 comentarios


30 de dezembro de 2006

eu já nem procuro... mas era bom! :)


Experienciado por Maria @ 6:27 da tarde 0 comentarios


18 de dezembro de 2006

ECER 2007

Fica o mail que é já um convite! ;)

Dear Colleague

The next European Conference on Educational Research (ECER 2007) will take
place at the Faculty of Psychology and Educational Sciences, University of
Ghent, Belgium. The Conference theme is "Contested Qualities of Educational
Research".

The Post-Graduate and New Researchers' Pre-Conference, which is free of
charge, will be held on
17 & 18 September. The Main Conference will take place on 19 - 21 September.
The Main Conference will start early on the morning of the 19th and the last
sessions for delegate presentations will end at approximately 18:00 on 21st.


The Call for Proposals and criteria for submissions can be found in pdf
format on www.eera.ac.uk/web/eng/all/annual/2007/index.html

A Word version of the Proposal submission form, which you should use to
enter, edit and save your proposal details, will also be available on the
website.

If you have any problems accessing the proposal submission form, please
contact us at eera@strath.ac.uk

Please ensure that you read the criteria for submission carefully before
submitting your proposal. To facilitate the processing and review of your
proposal, please complete all sections of the proposal form as fully as
possible.

Please send one copy only of your proposal form by e-mail to
eera@strath.ac.uk by the submission deadline of THURSDAY 1ST FEBRUARY 2007.
No late proposals will be considered.

We look forward to receiving your submission for ECER 2007 and to welcoming
you in Ghent.


Kind regards,

EERA Secretariat

Experienciado por Maria @ 9:34 da tarde 2 comentarios


Pessoas do ano, parabéns a nós!

Já toda a gente viu/ouviu a notícia, mas não é demais celebrar o reconhecimento da Time da "nossa" história: about community and collaboration on a scale never seen before. It's about the cosmic compendium of knowledge Wikipedia and the million-channel people's network YouTube and the online metropolis MySpace. It's about the many wresting power from the few and helping one another for nothing and how that will not only change the world, but also change the way the world changes."

Fica aqui o link para a notícia no site da Time,

e duas propostas: os cartoons do ano, de acordo a Time e as fotos do ano, mais uma vez de acordo com a Time.

Experienciado por Maria @ 9:29 da tarde 0 comentarios


13 de dezembro de 2006

nATAL, nATAL, nATAL... E MAIS NADA....

Todos os anos me encho de felicidade nesta época do ano, adoro as músicas, adoro o frenesim nas ruas e nas lojas, adoro a preocupação com encontrar prendas para todos de quem gosto, adoro as decorações, o frio que sinto na rua no fim do dia de compras que parece mais partilhado por tanta gente andar a fazer o mesmo, com as mesmas preocupações... Adoro! Mas este ano tenho adorado ainda mais... ou pelo menos tenho-me dedicado ainda mais! Porque cada momento desta felicidade aparvalhada tem sido acompanhado e vivido em conjunto com o Nafergo que este ano tb está mais apanhado do que é costume e porque estando o doutoramento em stand by, mais semana menos semana... :(

Ontem trocámos prendas com os alunos do 3.º ano, tendo estado eu e a Rute a fazer papelinhos com motivos natalícios para dar mais "gracinha" ao momento. Destaco o meu Rodolfo visto de cima, uma de muitas tentativas frustradas que fizemos de desenhar algo que fosse reconhecível...


Logo a seguir, ajudámos a montar a árvore de Natal do pólo, que de ano para ano desafia o conceito da árvore de Natal tradicional.... O tempo todo a forrar caixas e a colocar tentáculos só me lembrava de "ceci n'est pas un sapin de noel"...


Experienciado por Maria @ 11:05 da manhã 1 comentarios


4 de dezembro de 2006

este fds

consegui não trabalhar nadinha! estou a tornar-me perita...

mas entretanto avancei nas prendas de Natal e aproveitei o sábado para ir à Livraria da Praça, uma verdadeira pérola em Viseu, visitar a feira de comércio justo mas, principalmente, assistir ao concerto dos Zare. Adorei!



redescobri na livraria a editora Apenas Livros, que conhecia sem ser de cordel graças à Arca dos Contos, mas que é ainda mais apetecível na versão cordel...


bom fds, só espero agora conseguir recuperar o trabalho perdido... :(

Experienciado por Maria @ 8:30 da manhã 5 comentarios


1 de dezembro de 2006

mais um " dedo na ferida"...


Piled Higher & Deeper sempre a acertar...

Experienciado por Maria @ 7:23 da tarde 0 comentarios


Natal e prendas com significado

(foto retirada daqui)

Já o ano passado a Intervir.net fez propostas para um Natal solidário. Este ano repetiram a dose, pelo que aqui ficam algumas sugestões:

1. Cabaz Solidário UNICEF - Latitude 0
As Nações Unidas querem reduzir para metade a pobreza mundial até 2015. O Cabaz Solidário contribui para este esforço global, com artigos alimentares originários de países desfavorecidos, produzidos com respeito pelos direitos humanos e pelo ambiente (comércio justo). As receitas desta iniciativa revertem para a UNICEF e para a LatitudeZero/Planeta Sul.

2. Festa em Belém - 7 a 10 de Dezembro
Entre dia 7 e dia 10 de Dezembro, a alternativa aos centros comerciais está em Belém: nos Jardins Vasco da Gama, perto dos Pastéis de Belém, encontram-se presentes com uma mensagem ecológica e solidária. Artesanato de todo o mundo, cabazes de iguarias produzidos em condições dignas, tudo envolto em informação transparente acerca do circuito de comércio justo. Para um Natal mais solidário!

3. Cabaz de Natal da Cores do Globo
- Escolha um Cabaz de Natal com produtos do Comércio Justo e de produtores nacionais!

A Cores do Globo é uma ONGD empenhada em promover o Comércio Justo em Portugal. Apostamos em novas formas de divulgar produtos de qualidade e que trazem consigo a mensagem para um consumo mais responsável. Nesse sentido vimos promover junto de si os nossos Cabazes de Natal.
Os produtos de Comércio Justo provêm de cooperativas e associações de agricultores ou artesãos dos países mais empobrecidos de África, Ásia e América Latina, que recebem pelo seu trabalho um preço mais justo que o habitualmente pago pelo comércio convencional. Os produtores estão ligados por vínculos comerciais e solidários duradouros aos organismos internacionais do Comércio Justo (IFAT, EFTA, News!)* e respectivas importadoras eliminando desta forma os especuladores do circuito comercial, permitindo que os produtos cheguem aos consumidores a um preço também justo. Este movimento nasceu nos anos 60 na Holanda e tem crescido em muitos países. Em Portugal já existem dez pontos de venda, incluindo a Mercearia do Mundo, a loja da Cores do Globo em Lisboa.

4. Visitem a loja online da UNICEF
Calendários, agendas, cartões, livros, papel de embrulho, artigos de escrita, jogos, livros de actividades, brinquedos, ...

Boas compras, feliz Natal e pensem globalmente no bom sentido!!!

Experienciado por Maria @ 1:25 da tarde 0 comentarios


I'm a hard bloggin' scientist!!!

Descobri no Lisbonlab* este movimento e revejo-me no seu manifesto, pelo que de agora em diante considerem-me, além de atrasada no trabalho do doutoramento, uma hard bloggin' scientist.

Manifest V0.1

////////////////////////////////////////////////////////////////

I am a hard bloggin’ scientist.

This means in particular:
1.
I believe that science is about freedom of speech.
2. I can identify myself with the science I do.
3. I am able to communicate my thoughts and ideas to the public.
4. I use a blog as a research tool. That means in particular, that I
- express my thoughts,
- get in contact with others,
- have a sketch of my process online,
- get feedback and new ideas from others.
5. I trust myself.
6. I surf a lot and I read a lot.
7. I blog once in a day/week/month.
8. I give comments once in a day/week/month on other blogs.
9. I am self-aware and critical.
10. I refer to the people who done the work first.
11. I give love and respect to the people.


Não era tão bom se mais pessoas respeitassem estes princípios...

------------
*" laboratório de ideias, estudos, experiências e reflexões" da autoria de Hugo Neves da Silva

Experienciado por Maria @ 1:15 da tarde 0 comentarios


Gulbenkian... Livros... Tenho que ir a Lisboa, yes!

FESTA DOS LIVROS GULBENKIAN 2006
24 de Novembro a 22 de Dezembro







A realização da Festa dos Livros Gulbenkian 2006, surge enquadrada na estratégia de promoção e divulgação das publicações editadas pela Fundação e dá continuidade ao projecto Feira iniciado em Abril de 2005. Este ano a época escolhida, o Natal, servirá de incentivo adicional às compras pois além das aquisições para consumo próprio poderemos dar lugar às aquisições para a família e amigos.

Este evento tem como objectivo potenciar a divulgação das edições editadas pela Fundação e promover a aproximação a diferentes tipos de públicos, uma vez que a ampla e diversificada actividade editorial prosseguida pelos vários Serviços permite atingir públicos restritos bem como públicos mais vastos.

A Feira tem também como objectivo reunir todos os Serviços à volta de um só evento, fazendo dele um acontecimento transversal e que espelha a multiplicidade de assuntos e temas que a Fundação aborda, promove e apoia. As publicações são um instrumento de comunicação por excelência e por isso, um veículo de angariação de novos públicos e de fidelização dos já existentes.

Associada à venda de publicações e enquadrada na época de Natal gostaríamos ainda de promover a venda de objectos que divulguem as colecções da Fundação, nomeadamente as linhas de produtos: Institucional, Museu, CAMJAP e Jardim.

A realização deste evento durante o ano do cinquentenário da Fundação fará ainda um elogio às edições editadas ao longo de todos estes anos de actividade, contribuindo deste modo para as comemorações.

Horário de Funcionamento:

Domingo a quinta-feira: 12.00h às 22.00h
Sexta-feira/sábado e feriados: 12.00h às 24.00h

Local:
Piso 02 da Sede da Fundação

Info veio daqui

Experienciado por Maria @ 1:08 da tarde 0 comentarios


A minha foto
Nome:
Localização: Portugal
Minha página

Eu no LinkedIn

your virtual pet!

Noutros sítios:
Fotos no Flickr.com
Projecto NetInfância
Registos do doutoramento
Blogs de PP
A par e passo

Posts daqui:

Powered by Blogger
Design by Beccary

PapaFormigas.com