A minha vida com o doutoramento

28 de junho de 2006

Outros blogs

Acabei de ajudar a criar o Biblioteca Mágica dos Jardins Encantados que espero dentro em breve estar cheio de coloridas descrições do que foi a festa de ontem.

Não posso esquecer o Histórias de uma Animação Histórica, que o ano passado fez as delícias de quem participou nessa dinamização educativa. A história acabou por ficar no Contar a história...

E acabei por criar também o Projecto MELL...

Visitem e espero que gostem! ;D

Experienciado por Maria @ 11:32 da manhã 4 comentarios


27 de junho de 2006

Educação de Infância


Transcrevi a minha lista de links lá de baixo para avisar de algumas modificações. As "linguagens da Cátia" sofreram um acidente e desapareceram da blogosfera... e encontrei a Catarina a cumprir uma ameaça que já fizera... :D

Parabéns a todas as que partilham as aventuras pedagógicas!



Blogs:

  • Hoje fui ao jardim...

  • Moika e os putos

  • Os engraçados

  • JI de Sande

  • Experiências na Pré-Escolar

  • Entre textos

  • Traquinas de Cambres

  • Kindergarten Kids

  • Jardim da Bea

  • Os sapinhos do jardim

  • O jardim das cores

  • Collectio portefólio

  • Educación Preescolar

  • Minhas exp. no JI

  • Jardim das ideias


  • Associações e projectos:

  • APEI

  • AMEI/WAECE

  • NetInfância

  • Artistas digitais


  • Histórias:

  • História do dia

  • Histórias contadas

  • Tapetes contadores de histórias

  • Raconte tapis

  • International Children's Digital Library

  • Minutos de leitura

  • SAL, serviço de apoio à leitura

  • Cuento de cuentos

  • Online children's stories

  • Mediadores, livros e leitores
  • Experienciado por Maria @ 1:29 da manhã 2 comentarios


    25 de junho de 2006

    Boas notícias!!

    "Exma. Senhora Dra. Maria Pacheco Figueiredo,

    Em resposta ao pedido de V. Exa., temos o prazer de comunicar que a Administração da Fundação deliberou conceder-lhe um subsídio."

    ECER 2006 aqui vou eu!!!

    Experienciado por Maria @ 5:10 da tarde 7 comentarios


    19 de junho de 2006

    Avaliações e acesso à universidade

    É uma forma de protesto original e muito trabalhosa!

    Um estudante da Turquia pretende dar todas as respostas erradas no exame de acesso à universidade. Sefa Boyar, de Ankara, estudou para conseguir responder de forma errada às 180 questões do exame como forma de protestar contra essa forma de acesso ao ensino superior, considerada demasiado complexa e injusta.

    Estudar para acertar é difícil, mas estudar para errar é igualmente difícil! E a possibilidade de não conseguir ter nota zero ainda paira no ar...


    Experienciado por Maria @ 8:53 da tarde 7 comentarios


    18 de junho de 2006

    100 palavras...

    ... que todos os "college graduates" (4 anos de estudo numa instituição de ensino superior) devem saber. pelo menos de acordo com os autores do recente livro "100 Science Words Every College Graduate Should Know".

    Sem o livro à mão, comecei a ver definições na wikipedia. menos informação, mas sempre acessível... hoje verifiquei todos os "a", amanhã continuo!

    Olha a lista:
    absolute zero
    agoraphobia
    alga
    algorithm
    allele
    alternating current
    amygdala
    anaphylaxis
    angiogenesis
    apoptosis
    archaeon
    artesian well
    ATP
    bandwidth
    Beringia
    big bang
    black hole
    Brownian motion
    Cambrian Explosion
    capacitor
    carbon sequestration
    centripetal force
    chemosynthesis
    cognitive dissonance
    complementarity
    cryptography
    cyanobacterium
    cyclone
    dendrochronology
    echolocation
    endorphin
    estivation
    eutrophication
    Fibonacci sequence
    fission
    fundamental force
    game theory
    genome
    gluon
    heliocentrism
    histone
    hominin
    hypha
    imaginary number
    interferon
    ischemia
    isomer
    junk DNA
    krill
    KT boundary
    Kuiper belt
    kwashiorkor
    logic gate
    magnetosphere
    megabyte
    melanoma
    mitochondrion
    monotreme
    monsoon
    Munchausen syndrome
    nanotube
    Neanderthal
    nosocomial infection
    obligate
    orbital
    pahoehoe
    Pavlovian
    phenotype
    pheromone
    photoelectric
    photon
    piezoelectric effect
    placebo
    prion
    prophylaxis
    protein folding
    protolanguage
    quantum mechanics
    radiometric dating
    rain shadow
    refraction
    REM sleep
    retrovirus
    roentgenium
    sex
    sociobiology
    solar wind
    superposition
    telomere
    teratogen
    theory
    tidal force
    time dilation
    Universal Time
    urea
    vestigial
    wave function
    xerophyte
    yolk
    zero

    Acho que tenho que comprar o livro... :(

    Experienciado por Maria @ 11:41 da tarde 1 comentarios


    eu devia ter ido!!!

    deixo o texto da Sofia Jorge Araújo:
    O primeiro encontro de Comunicação de Ciência, em Portugal, realizou-se no passado dia 3 de Junho, no Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC), em Oeiras. A ideia de organizarmos este encontro emergiu dos workshops de treino em Comunicação de Ciência que fizemos em 2003 e 2005. Durante estes dois workshops, tanto nós como os participantes, concluímos que era necessário mais interacção entre as pessoas interessadas em comunicação de ciência em Portugal. Hoje em dia, uma parte significativa da comunidade científica portuguesa tem vindo a demonstrar um grande interesse na comunicação da sua investigação a audiências não técnicas. Por estas razões, tornou-se urgente encontrar um espaço para discutir projectos, partilhar ideias e fomentar o contacto entre os intervenientes na comunicação de ciência em Portugal.

    O encontro começou com as palavras simpáticas do nosso anfitrião, António Coutinho, seguindo-se uma apresentação da parte da organização (eu, a Mónica Bettencourt Dias e a Ana Paula Coutinho). O pontapé de saída foi dado pelo Ben Johnson da Graphic Science que nos falou, durante meia hora, do programa “Meet the scientist” que (claro, por si só merece um post) desenvolve no Reino Unido.

    Em seguida, passámos à primeira sessão com quatro apresentações orais, seleccionadas dos abstracts recebidos. O “chair” foi João Caraça (FCG) e as apresentações versaram diversos modos de comunicar ciência a públicos muito diferentes. A Ana Sanchez (ITQB) fez uma pequena reportagem sobre os dias abertos do ITQB; o Paulo Ribeiro-Claro (UA) falou-nos da popularização da disciplina da química e de como atrair mais estudantes para a Química; seguiu-se-lhe a Isabel Ferreira (UM) que descreveu a inovadora exposição “Física na cidade”; no final da sessão, a Ana Paula Santos descreveu o dia, e um projecto inovador, em que o ITQB abriu as suas portas a públicos com necessidades especiais.

    Depois do almoço, a segunda sessão tinha como “chair” Carlos Fiolhais e começou com duas investigadoras das ciências sociais: Anabela Carvalho veio falar-nos da sua investigação sobre a aceitação e as reacções do público português ao tema da mudança climáticas e Rosa Gomes apresentou o seu trabalho sobre educadores de infância como comunicadores de ciência. Em seguida, José Xavier apresentou o mega-projecto de comunicação que tem a ver com a participação portuguesa no Ano Polar Internacional 2007-2008. Para finalizar esta sessão, tivemos a honra da presença de Maria Mota, que veio falar-nos dos projectos da Associação Viver a Ciência.

    A última sessão começou com uma apresentação de meia-hora, de Anna Lacey, sobre o projecto de rádio/podcast “The Naked Scientists”, que teve um dos seus moments altos perto do final, quando da audiência perguntaram à Anna se a equipa gravava os programas mesmo sem roupa! Depois vieram as fantásticas apresentações da sessão de SciArt com Ana Moutinho, como “chair”. Judite Dias descreveu o seu novo projecto de ciência e teatro; Diana Marques apresentou o seu trabalho como ilustradora científica e Marta Menezes falou-nos do novo projecto Ectopia.

    Para finalizar, Lígia Amâncio da FCT, fez os comentários finais ao encontro e, de seguida, Elisabete Caramelo, apresentou o nosso novo Guia de Comunicação de Ciência (que também merecerá um post só para ele).

    Depois deste longo dia, bebemos e comemos uns aperitivos no terraço da cantina do IGC (aquele onde estão expostos as marcas, em cimento, das mãos e pés do Thiago, das mãozinhas da Ana Coutinho e de umas outras mãos não identificadas)!

    Um dia bem passado onde se testemunhou tudo o bom que se passa em comunicação de ciência em Portugal. Infelizmente, notou-se a ausência de muitos projectos financiados pelo programa Ciência Viva, mas talvez a divulgação não tenha chegado a todos. Ficou presente a necessidade de mais colaborações entre os comunicadores científicos e as pessoas que fazem investigação em comunicação de ciência. E, claro, a necessidade de organizar mais eventos deste género.

    Resta dizer que estamos todos agradecidos à Fundação para a Ciência e para a Tecnologia e ao British Council que financiaram esta nossa iniciativa. Agradecemos também à Fundação Calouste Gulbenkian, ao Instituto Gulbenkian de Ciência e à (nossa) Associação Viver a Ciência pelo apoio que nos deram.

    Esperamos que este tenha sido o primeiro de muitos destes encontros.
    Para além do interesse pelo assunto no geral, a comunicação dos educadores de infância como comunicadores de ciência interessou-me muitísssimo!! vou tentar saber mais!

    Experienciado por Maria @ 2:00 da tarde 0 comentarios


    15 de junho de 2006

    Second World Curriculum Studies Conference - Meeting the International and Global Challenges in Curriculum Studies.

    Ainda se lembram? A minha maravilhosa ida à Finlândia... O tempo ameno, a excelente companhia, as tostas de queijo de cabra, as fotografias que nunca mais acabavam...

    O site do congresso tem-se mantido activo e em reformulações. A última novidade é o livro de resumos que já pode ser consultado aqui.

    Experienciado por Maria @ 1:22 da tarde 2 comentarios


    efeitos do Mundial nos doutoramentos

    eu não! eu não! eu tenho demasiados trabalhos e frequências para corrigir!

    Experienciado por Maria @ 1:15 da tarde 0 comentarios


    13 de junho de 2006

    competências na educação pré-escolar

    Encontro Internacional
    Qualidade em Educação de Infância:
    currículo e aprendizagens
    estou a tentar ir...

    23 de Junho

    08.30 - Abertura do secretariado
    09.30 - Sessão Solene de abertura

    10.00 - Conferência de abertura:
    What does effective pedagogy and curriculum look like in the early years? Findings from the EPPE Project and REPEY
    Iram Siraj-Blatchford
    Institute of Education, University of London

    11.15- Pausa para café

    11.45
    El desarrollo de la personalidad del niño y el currículo
    Juan Sanchez Muliterno
    AMEI - Asociación Mundial de Educadores Infantiles

    12.30 - Pausa para almoço

    14.30 - Moderadora: Lúcia Santos

    Competências da infância na dinâmica da sociedade contemporânea
    António Gomes Ferreira
    Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Coimbra

    Competências a desenvolver na Educação Pré-Escolar
    Gabriela Portugal
    Departamento de Ciências da Educação, Universidade de Aveiro

    As crianças, o brincar e o desenvolvimento de competências
    Ofélia Libório
    Departamento de Ciências da Educação, Universidade de Aveiro

    16.00 - Pausa para café

    16.30 - Moderadora: Lurdes Vasconcelos

    Competências numéricas para quê?
    Maria Filomena Gaspar
    Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação Universidade de Coimbra

    Literacia e língua materna: O desafio das competências.
    Paulo Fernandes
    Jardim de Infância de Parada, Santo Tirso

    24 de Junho

    09.30 - Moderadora: Alexandra Marques

    The assessement and curriculum arrangements in the UK for the pré-school children: Do they help children to achieve?
    Iram Siraj-Blatchford
    Institute of Education, University of London

    Los programas de trabajo en España
    Rosa Eglésias
    AMEI - Asociación Mundial de Educadores Infantiles

    O ponto de vista das crianças
    M. Lúcia Santos
    Fundação Bissaya Barreto

    11.00 - Pausa para café

    11.30
    Desenvolvimento curricular na Educação Pré-Escolar - Que perspectivas?
    Luísa Ucha
    Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular

    12.45 - Conclusões e encerramento

    Inscrições e informações

    Experienciado por Maria @ 8:49 da tarde 2 comentarios


    5 de junho de 2006

    Site da UNESCO


    Secção dedicada à Educação de Infância

    E já agora, Actas de Simpósio Educação Infantil no Brasil.

    Nota: eu gostei mesmo foi da imagem... mas o recurso tb é bastante bom! ;D

    Experienciado por Maria @ 12:24 da manhã 1 comentarios


    4 de junho de 2006

    Novos links

    Criei duas novas secções, uma dedicada à profissionalidade (ainda fraquita) outra ao conhecimento profissional dos professores (cheia mas pouco revista).

    Juntei algumas novidades na Investigação Qualitativa.

    Juntei As minhas experiências no JI, Collectio portfólio e Educación Preescolar na secção da pré-escolar.

    Enjoy!

    Experienciado por Maria @ 12:13 da tarde 2 comentarios


    Ecos da Finlândia

    Recebi na sexta-feira um e-mail do Prof. Ivor Goodson. As listas de distribuição dos congressos são mesmo um espectáculo! A pedido de muitas famílias, o excelentíssimo professor-investigador que nos proporcionou a melhor das conferências plenárias do 2.º congresso mundial de estudos curriculares, escreveu a indicar a sua página, que pode ser consultada aqui, onde se encontram vários dos artigos a que fez alusão durante a conferência.

    Que bonito gesto e... que recurso! A página tem indicação dos seus livros, artigos, projectos e etc., permitindo aceder a grande parte dos textos porque, diz ele na introdução:
    For the past 30 years I have been studying people’s life chances and life projects and, in publishing this work, I have become more and more aware of how these studies only reach particular audiences.
    Basically, the studies are only accessible to those in the USA and Europe who can afford to buy, often expensive, books. It seems to me that the Internet can break open new lines of both communication and written work to new and hitherto inaccessible audiences.
    Se alguém está interessado em questões do currículo, conhecimento profissional, histórias de vida, narrativas de aprendizagem, vidas de professores... é só visitar!


    Olha a fotografia no congresso:

    Experienciado por Maria @ 11:23 da manhã 0 comentarios


    1 de junho de 2006

    hoje à noite

    vim trabalhar às 23h30. criei uma disciplina de opção, elaborei o programa e enviei para onde essas coisas são enviadas. tratei do texto dos certificados das workshops realizadas no decorrer das comemorações do XXIII aniversário da escola e verifiquei as folhas de presença para calcular o número de impressões e enviei para onde essas coisas são enviadas. organizei o meu relatório de actividades dos últimos dois anos e enviei-o para onde essas coisas são enviadas. são 3h15 da manhã. porque é que tenho a sensação de que não fiz nada??!!

    Experienciado por Maria @ 3:15 da manhã 3 comentarios


    A minha foto
    Nome:
    Localização: Portugal
    Minha página

    Eu no LinkedIn

    your virtual pet!

    Noutros sítios:
    Fotos no Flickr.com
    Projecto NetInfância
    Registos do doutoramento
    Blogs de PP
    A par e passo

    Posts daqui:

    Powered by Blogger
    Design by Beccary

    PapaFormigas.com