A minha vida com o doutoramento

31 de maio de 2006

para a próxima etapa...

... o Piled Higher and Deeper tem umas excelentes dicas:

Experienciado por Maria @ 12:57 da manhã 3 comentarios


Duas boas notícias

Isto nunca pára! :(

Mas estes "empurrões", mesmo quando só me apetece descansar, até são bem bons de "sofrer"!

um: sessão do Nafergo já tem registo na net, podem consultar aqui, no site da DGIDC.



dois: finalmente! saiu o número da Revista de Educação em que está o meu artigo, em caso de curiosidade é só espreitar aqui.

Experienciado por Maria @ 12:33 da manhã 2 comentarios


30 de maio de 2006

Finlândia: o relato versão rapidinha

o congresso em si, apesar de dois ou três pontos altos, desiludiu. ele há correntes do currículo com que eu não me consigo mesmo identificar...

o país também teve altos e baixos, mas trago uma impressão positiva.

o JI que fui visitar... bem! terá que ficar para outro dia que não tenho as fotos comigo (Joana... conto contigo! ;)

mas foi o grupo que verdadeiramente fez da viagem um absoluto sucesso! adorei!!

deixo alguns momentos:

A corrida no aeroporto de Frankfurt para apanhar a ligação...


Mas as malas não foram, vai daí, uma espera!


Já com o grupo todo reunido, uma visitinha a Tampere, com mapa, claro!


E uma maravilhosa tosta de queijo de cabra no Wayne's Coffee


Eu e a Joana, em plena recepção no Old City Hall


O grupo de orienta(n)das com a respectiva orientadora (maravilha!)


E o grupo inteiro de (des)orientados.


Adorei todo o humor, as experiências fotográficas, as trocas científicas, a possibilidade de "espreitar" dois projectos de doutoramento em curso, as viagens,a s visitas, a necessidade de inventar birras!!, ... quero mais!

Experienciado por Maria @ 11:53 da tarde 1 comentarios


27 de maio de 2006

até já

estou de saída para ir passar o meu birthday (amanhã) com a família. regresso terça, depois da apresentação do livro do Nafergo na segunda, com relatos da Finlândia. bom fds!

Experienciado por Maria @ 6:54 da tarde 8 comentarios


23 de maio de 2006

rapidinha

directo de Tampere, de um dos computadores da organizacao (este teclado!...) um hello rapidinho.

esta tudo a correr super bem, depois volto com mais noticias e fotos, claro, montes!!

Experienciado por Maria @ 1:42 da tarde 0 comentarios


19 de maio de 2006

de partida para a Finlândia

sem grande preparação... o tempo afinal não esticou ;D

Experienciado por Maria @ 8:35 da tarde 7 comentarios


Projecto MELL



Hoje o dia é dedicado ao MELL [museu educação e lúdico em lamego] - Jogar com sentido(s), o projecto que estamos a desenvolver no Museu de Lamego no âmbito das comemorações do XXIII aniversário da ESEV e do Dia Internacional dos Museus (ontem).



Descrição:
O conceito de jogo combina ideias de liberdade, de invenção, mas também de limites e de regras. Encontramos jogos de inúmeros e variadíssimos tipos: de sociedade, de destreza, de azar, de paciência, de construção, ao ar livre, de colaboração... Associamos a todos e a cada um, uma atmosfera de envolvimento, de descontração e de diversão. Mas também de aprendizagem, lúdica certamente, significativa indubitavelmente.
Com base nesta ideia de jogo, de regras que definem o que e o que não é permitido, que aceitamos na medida em que temos vontade de jogar, o Pólo de Lamego da Escola Superior de Educação (ESEV) e o Museu de Lamego propõem uma exposição interactiva de materiais pedagógicos adaptados. Estes foram construídos em função de diferentes necessidades especiais, permitindo, mediante a aceitação das regras do jogo, uma vivência de situações em que a visão ou a audição, por exemplo, se tornam essenciais para explorarmos as situações propostas.
O público mais jovem do Museu é, assim, desafiado a utilizar as suas capacidades de forma a apropiar-se da sua importância, reflectindo-se as implicações das necessidades especiais implicadas em cada material. A questão da acessibilidade nos museus surge transversalmente a esta exposição, quer ao nível de infra-estruturas arquitectónicas (rampas, elevadores, casas de banho adaptadas, etc.), e de outros dispositivos, como publicações em braille e audio-guias, para que o acesso físico seja uma realidade para todos, quer ao nível de outras dimensões como a cultural, intelectual e social, na linha das propostas do Grupo para a Acessibilidade dos Museus (GAM).

Este, como os demais projectos conjuntos entre o Museu e a ESEV, tem como objectivo aprofundar a relação entre as instituições, desenvolvendo um trabalho articulado cuja abordagem articula, neste caso, o lúdico como estratégia de aprendizagem e base para a exploração de objectos e jogos, a problemática das necessidades especiais e da acessibilidade, com foco nos museus, e a aprendizagem e desenvolvimento das pessoas com necessidades especiais que participem nas actividades oferecidas.

Esta proposta concretiza-se em quatro a cinco salas de exposição onde se encontrarão os materiais construídos pelos alunos dos 2.º e 3.º anos dos cursos de Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Educação de Infância. Os grupos de crianças das escolas da cidade de Lamego dos dois níveis de escolaridade correspondentes aos cursos, bem como da Associação Portas para a Vida, serão convidados a visitar a exposição, sendo orientados na sua exploração da mesma pelos alunos. Pretende-se que os processos de aprendizagem promovidos junto das crianças com os materiais se constituam, por sua vez, como contexto de construção de conhecimento para os alunos da ESEV.

Fotos da manhã:








Experienciado por Maria @ 12:36 da tarde 0 comentarios


Congresso dos alunos

vou ter que escrever sobre isto com mais tempo... e com mais calma e distância!

Mas quero dar os parabéns às alunas que apresentaram comunicações e posters no 2.º Congresso dos Alunos! Para além de mandar um beijinho para as que ganharam o 1.º prémio quer de poster quer de comunicação.

Experienciado por Maria @ 12:34 da tarde 0 comentarios


16 de maio de 2006

Ontem e hoje

Ontem, foi a entrega dos diplomas e anéis às finalistas. É sempre uma emoção...

Hoje, começou a semana das comemorações do XXIII aniversário da ESEV. Viseu- Lamego- Viseu até à exaustão e muitas pontas soltas... mas a expectativa é muito positiva!

Experienciado por Maria @ 1:08 da manhã 0 comentarios


mais um passinho...

os dias têm sido caóticos. no meio da confusão de hoje, toca o telemóvel e vejo um número "234 qq coisa, qq coisa". pergunto em voz alta: de onde é o 234? e atendo. fala da Universidade de Aveiro para informar que o projecto de doutoramento foi aprovado em Conselho Científico da Universidade de Aveiro, já posso ir inscrever-me na secretaria das pós-graduações. dança da felicidade e depois regressar à realidade... continuo sem tempo para o fazer. mas sabe bem "ser aprovada" ;D

Experienciado por Maria @ 12:49 da manhã 9 comentarios


13 de maio de 2006

Critérios de organização

A identificação é total... ;D

Viva os PhD Comics!

Experienciado por Maria @ 2:47 da manhã 0 comentarios


12 de maio de 2006

O meu grande orgulho este ano...

...vem, como não podia deixar de ser, do trabalho com as alunas. A ESEV organiza, pelo segundo ano, o Congresso dos Alunos, onde alunos e recém-licenciados são incentivados a apresentar os seus trabalhos de investigação e práticas. O ano passado foi brilhante, com o 1.º prémio da comunicação a ser atribuido a alunas de Lamego, (des)orientadas por mim, assim como o 1.º prémio do poster - eram todos nossos!...

Este ano a expectativa era grande. O 3.º ano começou logo no início do ano a trabalhar numa pequena investigação, preferencialmente com crianças, para ter material para apresentar no congresso. Os trabalhos foram decorrendo e à medida que se aproximava a data do congresso, a ansiedade crescia.

O primeiro passo era ter os resumos prontos para submeter à Comissão Científica. Foi doloroso. A palavra abstract era completamente nova, como era a estruturação de um dito cujo. Mas foram TODOS aceites. Para mim, logo nessa altura, o ano começou a valer a pena quando alunas do 4.º ano, sem eu ter sequer sugerido, apresentaram resumos! Fiquei mesmo orgulhosa...

A seguir à resposta começou a fase, que se calhar ainda não terminou!, de preparar as comunicações ou os posters, conforme o caso. Tem sido lindo! A escola cheia de gente com portáteis à frente a discutir dispositivos de pesquisa, o que colocar nas conclusões, como é que organizam os dados para apresentar, como estruturar os posters... Colaboração, trabalho científico, muita aprendizagem, autonomia e dúvidas, muitas, muitas, muitas dúvidas! Tem sido um corrupio! Entre mim e o Nafergo, orientámos 4 comunicações e 10 posters. Mas o sabor da iniciação científica está a começar a criar dependência, o poder da produção do conhecimento está a despontar, associado a responsabilidade e humildade.

E é tão diferente a atitude perante não só o trabalho como o saber: não perceber uma coisa implica ser apanhado sem conseguir explicar algo do próprio trabalho e o que noutra situação receberia um vago aceno de cabeça é agora recebido com 3475834 questões de aprofundamento, de tentativa de ilustrar com exemplos, de esforço de relação com a prática e com outras situações. É indescritível o prazer de tudo isto...

Fica aqui a lista das comunicações e posters (se alguém reconhecer os temas dos trabalhos no chão do meu escritório não está nada enganada(o)...)


Experienciado por Maria @ 11:53 da tarde 0 comentarios


10 de maio de 2006

Fitas e despedidas

Ultimamente parece que não faço mais nada: recordar o percurso e a relação com as minhas alunas do 4.º ano e escrever fitas... As despedidas custam sempre!

Experienciado por Maria @ 2:19 da tarde 1 comentarios


Morangos

Para a Pseudo Campónia e para a Teresa:

fui a casa da minha mãe e por lá também se festeja a maravilha dos morangos-mesmo-morangos.

Experienciado por Maria @ 2:16 da tarde 3 comentarios


O aviso foi dado...


... resta saber se eu encontro caminhos alternativos! :)

(se alguém quiser construir o seu próprio sinal... é só visitar este site)


Experienciado por Maria @ 3:37 da manhã 2 comentarios


E para doutoramentos, não?

Mais uma notícia bem disposta, desta vez no researchcafe.net:

Um grupo de (criativos) alunos do MIT,

escreveu um programa de computador que permite gerar automaticamente, apenas com a introdução do último nome dos autores, artigos científicos. Sim, artigos científicos! Artigos científicos sobre Ciências Computacionais, com gráficos, figuras e até as respectivas referências.

E já perceberam o título do post...

Embora sinceramente quem me tirasse o gozo da investigação tirava-me toda a razão para fazer o doutoramento! Mas a falta de tempo permite brincar com esta ideia.

É claro que tinha que ter cuidado porque:

Algum tempo depois, investigadores do Indiana University School of Informatics contra-atacaram, com a criação do Inauthentic Paper Detector. Este programa pretende detectar se uma documento técnico é autêntico ou não, ou seja, se foi escrito por pessoas ou se a linguagem se assemelha a algo produzido por uma máquina.

Apetece mesmo testar o detector de fraudes, não apetece?

Experienciado por Maria @ 3:23 da manhã 0 comentarios


E a Páscoa que já passou....

Também nos Caminhos do Conhecimento deparei-me com um post muito bem disposto em torno desta imagem:


A referência ao Wallace & Grommit não podia deixar de surgir... ;D

(vejam aqui a foto grande que ainda é mais impressionante!)




Experienciado por Maria @ 3:17 da manhã 0 comentarios


Pulga na ideia

Fui espreitar a nova casa dos Caminhos do Conhecimento e encontrei lá o "Pulga na Ideia" que se apresenta como um site de divulgação científica para miúdos dos 9 aos 12. O objectivo é fabuloso: Falar de ciência para crianças e jovens, para ficar com a pulga atrás da orelha e a cabeça cheia de idéias.

Tem várias secções e passou de mãos para duas voluntárias a quem presto desde já a minha homenagem!

E claro que concordo imenso com o texto de apresentação das autoras:

A ciência é uma das coisas mais maravilhosas do nosso tempo. Ela está em toda parte. Está naquilo que facilita ou diverte o nosso dia a dia, como o computador, o rádio, o avião. Na melhoria da nossa saúde, a ciência é o caminho para descoberta de remédios ou novidades sobre a estrutura do nosso corpo. É fundamental para entendermos melhor como as coisas funcionam.

Mesmo sendo tão importante, nos jornais, na televisão e nas revistas, geralmente, só falam de ciência para os adultos. Quando falam para a galera jovem, muitas vezes acabam repetindo o que já existe nos livros da escola. E tem muita coisa legal acontecendo todo dia no mundo científico, descobertas radicais, soluções de mistérios e novas invenções para melhorar a nossa vida.

Visitem e aproveitem! :)

Experienciado por Maria @ 3:11 da manhã 1 comentarios


7 de maio de 2006

uma e outra...

enquanto preparo a comunicação para a Second World Curriculum Studies Conference

trato da inscrição na European Conference on Educational Research 2006.

2006 promete ser um ano muito internacional...

Participar numa iniciativa com os objectivos a que se propõe a ECER 2006 dá-me alento e força para continuar este percurso que tantas vezes tem sido interpretado como capricho mas que eu considero de extrema importância na missão que persigo:

Knowledge in its various forms – expert knowledge, knowing what to teach and how, scholarly knowledge, embodied cognition, professional and craft practices – is a central concern for educational research, both from a practical and a theoretical viewpoint. Beyond the field of education, it is a key matter for the so-called “knowledge society,” linked to social and political issues of regulation and control, and to economic production processes. Knowledge is also at the heart of social exchanges, confrontations, collaborations and negotiations. From this dynamic emerge the converging interests and meanings that can contribute to the reinforcement of a specifically European culture.

From one context to another, from one period to the next, across individuals, knowledge is constantly being shaped, re-shaped and transformed according to different disciplinary structures, different rhythms or settings. In the domain of education, forms of knowledge are produced and selected to serve multiple goals; through new combinations, they become part of new contexts of meaning. The shapes which knowledge takes on make it more or less easily accessible. Because knowledge is shaped in different ways depending on situational affordances and constraints, learners engage (or, in too many cases, fail to engage) in different processes of knowledge appropriation in relation to their interests, levels of expertise and social, cultural and/or gender identities. The educational settings in which the processes of knowledge transformation occur are diverse as well: formal and informal, individual and collective, at school and in the workplace, face-to-face interaction and distance learning. The orientations of knowledge transformation also show diversity, depending on the goals to be attained and the institutional references: academic knowledge or contextualized competencies; basic education, vocational and professional training, continuing education.

Although knowledge construction and its transformation are at the core of action and reflection in the domain of education, we still fail to understand many aspects of these processes. Research in this area needs to be reinforced and stimulated. The challenge for the ECER 2006 Geneva conference will be to explore collectively this question, which is relevant to all areas of educational research, with the aim of creating synergies that should, in turn, re-shape our knowledge about knowledge transformation.
Como me apercebi em Chaves, a construção do conhecimento não é uma das preocupações mais prementes na formação de profissionais de ensino - o que me motivou ainda mais para o meu doutoramento - pelo que esta imersão na problemática do conhecimento delicia-me.

Tenho estado a estudar as concepções de crianças da pré-escolar sobre a aprendizagem com resultados interessantíssimos. Já analisei concepções de profissionais de ensino sobre a forma como aprenderam a ensinar. Fiz uma incursão sobre as formas de conceber o processo de produção de conhecimento de professores universitários. Preparo-me para me lançar sobre as distintas modalidades de formação para a investigação e lógicas argumentativas subjacentes para enquadrar as concepções sobre o papel desempenhado pela produção de conhecimento na identidade de educadores de infância. Mesmo os mapas conceptuais surgiram como instrumento de construção partilhada de conhecimento... Não posso deixar de aproveitar ao máximo a conferência em Setembro!

Experienciado por Maria @ 1:36 da tarde 2 comentarios


6 de maio de 2006

recordações

estive a ler o blog de uma aluna que termina este ano o curso e ando na fase de assinar fitas... todo este processo de luto por uma despedida que se aproxima fez-me lembrar as minhas alunas dos Açores.

encontrei e tentei digitalizar, infelizmente sem grande qualidade, algumas das fotografias que tenho. na altura ainda as máquinas digitais não estavam vulgarizadas... :(

esta foi tirada por elas num dos seus vários jantares... estão lá (quase) todas.

no quarto ano trabalhei com a Ângela e a Marta, a Sílvia e a Judite, a Filomena e a Sónia, a Manuela e a Luísa-eternamente-Lili e a Patrícia. mas no meu coração ficaram a Lília e a Cláudia, a Mónica e a Tânia, a Adelina, a Clara, a Anita, a Rita, a Alexandrina, a Mara, ...

uma foto é-me muito querida:

só falta a Ângela para ter o núcleo de estágio inteirinho... e que núcleo! sempre no meu gabinete, sempre a trabalharem, sempre a irem mais longe e melhor... noitadas que fizemos ora em minha casa, ora em casa delas, ora na universidade.

para quem quer conhecer a Lília, é a da direita. saudades!...

isto foi o que me fizeram na festa de despedida. chorei tanto... e não foi da triste figura! ;D

Experienciado por Maria @ 10:40 da tarde 2 comentarios


Preparativos para a Finlândia I: verificar o tempo

Pus-me em campo para tentar descobrir que tempo me espera na minha viagem. Uma rápida pesquisa na net permitiu encontrar não só vários sites com informação sobre o tempo em Tampere, como um trip planner que faz a história do tempo no local solicitado e calcula as probabilidades do que se vai encontrar nas datas indicadas.

Pelos vistos, vou andar entre os máximos de 10ºC e 28ºC, maioritariamente à volta dos 15ºC-21ºC. Espero que com sol!... Embora haja uma probabilidade de 54% de apanhar dias nublados.

Mais info:

AccuWeather.com

Euroweather

CNN weather

Wunderground.com

Experienciado por Maria @ 3:53 da tarde 3 comentarios


ser orientadora de pp

implica uns horários horríveis, uma disponibilidade quase permanente, uma responsabilidade por vezes sufocante...

mas às vezes tem surpresas como esta: flores oferecidas numa das salas de JI onde fui observar alunas. um sorriso sempre presente que me faz sentir benvinda conseguiu ser traduzido em algo que posso trazer para casa, fotografar e pôr no blog! bem-haja educadora manuela! foi um sopro de felicidade e tranquilidade...

Experienciado por Maria @ 11:50 da manhã 1 comentarios


4 de maio de 2006

um amiguinho para o Ulisses


O Nafergo arranjou um amigo em Cantha: o r'devil. Lembrei-me que ele e o Gurdido podiam ir visitar e brincar com o Ulisses... É um gatinho muito bem comportado!

O que achas Moika? ;D

Experienciado por Maria @ 1:03 da manhã 2 comentarios


3 de maio de 2006

Dois blogs

Ainda no princípio, logo fresquinhos! São de alunas da formação especializada que passaram recentemente para "as mãos" do Nafergo e já se puseram a trabalhar. Além de moodle, blogger.

- Moika, acho que te visitaram durante a aula ;D

O primeiro é a Casa dos professores especiais, da Sandra Neiva.

O segundo são Olhares sobre a inclusão, da Fernanda Rocha, da Lurdes Duarte e da Sandra Almeida.

Parabéns!


Experienciado por Maria @ 11:06 da manhã 8 comentarios


Ironia

Visitam o meu blog imensas pessoas que, pesquisando no Google sobre "gestão do tempo", entram pelos posts que escrevi sobre o tema.

Como esses são os posts de maior desgraça e reconhecimento de incapacidade, assumindo que as pessoas que fazem a pesquisa querem é saber como se faz uma boa gestão do tempo, gostava de saber o que levam os visitantes da experiência. Um leve sabor a ironia? ...


Experienciado por Maria @ 11:03 da manhã 1 comentarios


2 de maio de 2006

nada de especial

Lá fui apresentar a frequência às minhas alunas: pela primeira vez toda a gente acabou dentro da hora prevista!

De resto, a única coisa a assinalar é a acumulação de trabalho... bem podia "desacumular" de vez em quando! :(

Experienciado por Maria @ 11:32 da tarde 2 comentarios


Minha forma de lidar com a neura

Muito, muito obrigada por todas as mensagens de apoio que me deixaram nos comments. Ajudaram bastante a ultrapassar a coisa. Mesmo que fossem lambidelas de cão lindo... ;D

A minha neura é resistente ao sol, aos passeios, a mimo, a gelados e outros açúcares, a tudo menos um vaipe de arrumação e organização. É verdade! Só é pena eu não me lembrar desse aspecto assim que fico de neura... Mas o melhor a fazer é mesmo por-me a arrumar, a arquivar, a organizar alguma coisa. E foi o que fiz.

Para além de uma senhora volta em todas as divisões da casa, estive a organizar papelada e a fazer lombadas para os arquivos. Foi tiro e queda! Nem vislumbre de neura!

Olhó produto final:

Colorido, não está? Já certinho e direitinho nem por isso pois as caixas são refugo lá da escola e já vêm meio aleijadas...

Em termos de trabalho, mesmo trabalho, para além de despachar tralhas burocráticas, fiz a frequência que as minhas alunas vão "sofrer" amanhã, estive a rever os abstracts das comunicações e psoters que vão apresentar no 2.º Congresso de Alunos da ESEV já em Maio e trabalhei nas orientações dos alunos da formação especializada.

Continuo a ter muito por fazer mas pouco a pouco... Só espero que o tempo não se acabe antes do muito ser decomposto em poucos...

Experienciado por Maria @ 1:34 da manhã 3 comentarios


1 de maio de 2006

... :: neura :: ...

uma enorme angústia invadiu-me hoje. não sei lidar com ela. não sei que me faça. espero que mimo e carinho sejam bons anti-angustiantes...

Experienciado por Maria @ 1:54 da manhã 5 comentarios


A minha foto
Nome:
Localização: Portugal
Minha página

Eu no LinkedIn

your virtual pet!

Noutros sítios:
Fotos no Flickr.com
Projecto NetInfância
Registos do doutoramento
Blogs de PP
A par e passo

Posts daqui:

Powered by Blogger
Design by Beccary

PapaFormigas.com