A minha vida com o doutoramento

28 de novembro de 2005

Foto no encontro


O encontro teve outras coisas boas! Pela primeira vez estive num evento científico com a minha mãe (professora do 1.º CEB e agricultora biológica) e com o meu marido (professor do ensino superior e investigador na área da Tecnologia Educativa - especificamente: Jogos!!).

Embora os congressos e etc. sejam excelentes oportunidades para partilhar ideias e momentos com pessoas que de outro modo dificilmente encontraríamos, tenho um gosto especial em ir com pessoas com quem já partilho referenciais e experiências anteriores, o que nos permite uma cumplicidade muito grande no que toca a apreciar comunicações, posturas, etc.

Isto sucede com as minhas ex-alunas, com quem me dá muito gozo ir a estes eventos, e com algumas colegas de trabalho (ó Açores que estão tão longe!), assim como com a minha mãe, que de vez em quando aceita o desafio e, claro com o Nelson, companheiro em muitas coisas, neste caso projectos de investigação e de intervenção.

Experienciado por Maria @ 1:24 da tarde 1 comentarios


Cidadania e jogos

Sexta e sábado lá estive no 3º Encontro de Investigação e Formação do CIED na ESE de Lisboa. Deixo aqui algumas ideias...

Face à fundamentação da organização do encontro:

"As transformações profundas que a sociedade tem vindo a sofrer nas últimas décadas têm desafiado enormemente as concepções e práticas de educação para a cidadania.
De um modelo educativo assente no imperativo de fidelização política passiva do cidadão face ao Estado, aponta-se hoje para um modelo que encara o cidadão como um agente munido de um conjunto de competências cognitivas, éticas e de acção susceptível de o capacitar para tomar nas mãos a melhoria da qualidade dos contextos sociais onde vive e trabalha.
Ora esta nova cidadania requer um novo tipo de cultura educativa e de formação: uma cultura que entrelace o formal e o informal, os referenciais teóricos e a vida concreta, a escolaridade obrigatória e a educação ao longo da vida, o currículo formal e o ethos da escola." (site do encontro)
decidimos falar de jogos de computador como "laboratórios de cidadania" e analisar não só vários jogos, como as diferentes maneiras como um jogo pode estar imbuído de ideologias e formar nas mesmas.

Deixo aqui alguns links para jogos que referimos na comunicação:

Cambiemos: um dos meus favoritos! construir um puzzle colaborativamente e "ver" que esse esforço permite transformar uma situação cinzenta em algo positivo.

TurboFlex: excelente pela forma como é absolutamente aborrecido de jogar! somos um trabalhador que é puxado por um tubo para diferentes tarefas em função das necessidades das empresas. cada emprego é pior que o outro pela repetitividade que exige... se não cumprirmos com o desempenho esperado vamos parar à lista negra!

Tamatípico: na linha do anterior, somos um trabalhador de indústria que tem que manter a sua produtividade... o que significa que temos que equilibrar trabalho, descanso e lazer (tv...).

September 12: este é um verdadeiro banho de água fria. controlamos uma mira sobre uma cidade árabe onde conseguimos distinguir civis de terroristas. sempre que disparamos sobre um terrorista, o tempo entre o nosso clique e o míssil, bem como a imprecisão da mira leva-nos a assassinar bastantes civis. passado algum tempo, além da culpa de estarmos a matar tantos civis como danos colaterais (expressão familiar?) vemos civis tornarem-se terroristas...

Porquê esta atenção a videojogos?
Alguns dados interessantes (o resto vai para o artigo que ainda não está acabado... )

"Em Portugal, segundo dados facultados através Internet pelo Gabinete de Informação e Avaliação do Sistema Educativo (GIASE, 2005), no ano lectivo 2004/2005, no ensino não superior público e privado, existiam 1661516 alunos matriculados, 183267 docentes e 120411 computadores na escolas, das salas de aula aos serviços administrativos, dos quais 84985 possuíam ligação à Internet. Em 2005, a Sony anunciou ter vendido em Portugal cerca de 500 mil unidades da sua consola de jogos Playstation 2, uma das várias consolas actualmente disponíveis no mercado português."
(dados da comunicação, disponíveis aqui: http://mundo-persistente.blogspot.com/)

Veja-se ainda os dados que obtivemos num inquérito sobre jogadores on-line portugueses disponível nas actas do mICTE 2005.

O que não conhecemos pode estar a educar os nossos filhos e alunos... e não conhecemos, muitas vezes, por puro preconceito! Joguem! E como para tudo o resto na vida, ensinem espírito crítico.

Experienciado por Maria @ 1:11 da manhã 0 comentarios


24 de novembro de 2005

A caminho...

... do 3º Encontro de Investigação e Formação do CIED na ESE de Lisboa para apresentar uma comunicação sobre jogos de computador como laboratórios virtuais de cidadania.

... de ter o meu artigo publicado na Revista de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (ai! nem posso esperar!... até tenho medo de agoirar).

... do projecto de doutoramento, embora a estrada seja longa. Mas vou!

Experienciado por Maria @ 10:48 da manhã 3 comentarios


21 de novembro de 2005

1.º CIANEI

Quinta, sexta e sábado lá fui, com mais seis ex-alunas, recém-licenciadas, para o 1.º Congresso Internacional de Educação de Infância, organizado pela ESE Paula Frassinetti, no Porto.

Desta vez levava duas comunicações: uma relativa a um projecto que desenvolvemos cá no pólo: o NetInfância; e uma segunda relativa a uma re-análise (será que isto existe?) de um trabalho de investigação de uma das recém-licenciadas sobre concepções de aprendizagem de crianças em idade pré-escolar.

A participação correu bem, com a mesa do NetInfância a demonstrar a pertinência do projecto pela forma como encontrou respostas, ensaísticas e provisórias, claro, às questões que, de acordo com a audiência presente, se colocam com premência. As concepções de aprednizagem foram bem acolhidas, com a felicidade do segundo trabalho apresentado na mesma mesa adoptar um enquadramento conceptual semelhante o que permitiu recolocar questões de ambas as comunicações. A questão da investigação com crianças está na ordem do dia, felizmente!, e já se começa a poder cruzar perspectivas sobre o assunto.

Parabéns às (ex)alunas que levaram o seu trabalho ao congresso. Para a semana: cidadania em Lisboa... Haja congressos!

Ficam aqui alguns registos fotográficos do evento.





Experienciado por Maria @ 1:29 da tarde 0 comentarios


10 de novembro de 2005

S-O-C-O-R-R-O!!!!!!!!!!!!!

A minha orientadora sugeriu-me enviar uma proposta de comunicação para um congresso internacional cuja deadline é daqui a 20 dias e nos entretantos eu tenho aulas, observações de prática pedagógica, duas comunicações num congresso sobre educação de infância, uma comunicação num congresso sobre educação para a cidadania, 93485240912 planificações e relatórios críticos de alunas para ler e dar feedback útil e formativo, um projecto de doutoramento para fazer, avaliações na formação especializada para terminar, duas orientações de trabalhos finais para concretizar e oito trabalhos de investigação-acção para orientar... além de vida própria, claro. socorro?...

Experienciado por Maria @ 1:39 da manhã 5 comentarios


6 de novembro de 2005

Razões para ainda não ter feito o projecto de doutoramento

Vou começar a listá-las, depois avalio-as e selecciono a melhor. Bom plano?


1. Raios! Eu sabia que me andava a esquecer de alguma coisa...

2. As vozes ainda não me disseram para o acabar.

3. Está a ser tão divertido fazê-lo... não quero que acabe nunca!

4. Deixar todo este stress e pressão? Libertar-me do sentimento de culpa!? Nem pensar! Eu A-D-O-R-O sentir-me assim.


(adaptado de Top Ten Things to Say When Asked When You'll Finish Your Dissertation Written by "Carine Bichet" disponível aqui)

Experienciado por Maria @ 1:12 da manhã 0 comentarios


A minha foto
Nome:
Localização: Portugal
Minha página

Eu no LinkedIn

your virtual pet!

Noutros sítios:
Fotos no Flickr.com
Projecto NetInfância
Registos do doutoramento
Blogs de PP
A par e passo

Posts daqui:

Powered by Blogger
Design by Beccary

PapaFormigas.com